Qual o nome dos dois ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Coube ao Evangelho de Nicodemos, um livro apócrifo, não oficializado, considerado como não canônicos pela Igreja Católica, tendo surgido no século III, em seu capítulo 9, verso 5, a identificação dos dois malfeitores como sendo Dimas e Gestas. Dimas e Gestas são: o bom e o mau ladrão, respectivamente.

As sete dores da Santíssima Virgem que suscitaram maior devoção são: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, os três dias que Jesus esteve perdido, o encontro com Jesus levando a cruz, sua morte no Calvário, a descida da cruz e o sepultamento de Jesus.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

Dimas: Significa “pôr do sol”. É a variante portuguesa e espanhola de Dismas, nome que tem origem no grego dysme, que quer dizer “pôr do sol”. Acredita-se que esse era o nome do ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus Cristo, e é conhecido como o “bom ladrão”.

Nome do ladrão crucificado ao lado de Jesus e que se arrependeu dos seus pecados. Indica uma pessoa criteriosa e ponderada, que reflete muito antes de emitir um julgamento.

No sincretismo religioso, Santa Luzia é Oxum Opará, qualidade que une o caráter de Oxum e de Iansã, ligando aspectos de uma mulher vaidosa e guerreira. Santa Luzia também é comemorada como padroeira dos municípios de Macajuba, Santa Luz, Santa Luzia e Pau Brasil, no interior da Bahia.

Quirino, tribuno romano, viveu entre os séculos III e IV. Sabe-se que se converteu ao cristianismo porque era o carcereiro dos Santos Alexandre, Evêncio e Teódulo.

Podemos dizer que os mártires são modelos de vida, que mostram opções de liberdade diante de grandes dificuldades econômicas, sociais, religiosas”, reforça Ana. Tendo origem no conceito de mártir, a denominação martirológio abrange homens e mulheres, testemunhas de uma vida dedicada à causa do Evangelho.

Ao contemplar suas sete dores, possamos chorar os nossos pecados, causa de tão grande sofrimento, e possamos, igualmente, reconhecer o quanto Deus nos ama.

No total são 600 metros de percurso entre a primeira e última estação, sempre pela rua de nome Via Dolorosa. O trajeto total só pode ser percorrido a pé. Veja todos os passos da Via Sacra na Cidade Velha de Jerusalém.

5ª Dor: Aos pés da Cruz
Depois de três horas de tormentosa agonia, Jesus morre. Maria, sem duvidar um só instante, aceitou a vontade de Deus e, no seu doloroso silêncio, entregou ao Pai sua imensa dor, pedindo, como Jesus, perdão para os criminosos. Quantas situações de cruzes e de morte existem em nossa sociedade!

Era símbolo de maldição, da maior humilhação que uma pessoa poderia sofrer. Nela, estavam os maiores pecadores e criminosos, que recebiam como pena de morte a crucificação.

Jesus: significa “Javé é salvação” ou “Jeová é salvação”. É uma versão do grego “Iesous”, que é uma adaptação do hebraico “Yeshu'a”. É o filho de Deus que desceu à Terra para cumprir as profecias do Velho Testamento e salvar a humanidade.

1- Cruz celta ou cruz irlandesa
Nada mais é do que um dos símbolos nos cemitérios que representam o cristianismo. Esse sinal possui uma pequena circunferência que rodeia e cerca o ponto de encontro das duas retas. A cruz celta representa o equilíbrio da vida e a eternidade, mesmo que fora de um contexto cristão.

Qual o significado e a etimologia da palavra gestas? Gesta(s), história(s), acontecimento(s), feito(s), vem do latim 'gesta', «façanha».