Qual o nome dos dois discípulos no caminho de Emaús?

Perguntado por: ealbuquerque8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

“Um deles, Cléopas, lhe perguntou. Tu és o único forasteiro em Jerusalém que ignora os fatos que nela aconteceram nestes dias?” (evangelho de Lucas 24,18). Qual seria o nome do segundo discípulo: Seria Jairo, onde está escrito o nome dele?

O relato dos discípulos de Emaús revela-nos que o conhecimento de Jesus Cristo, a amizade com Ele, a inserção na comunidade dos seus seguidores(as) e o testemunho de sua ressurreição são progressivos.

Cléofas ou Cléopas foi uma das figuras do antigo Cristianismo, um dos dois discípulos que Jesus encontrou na estrada para Emaús. Uma representação de Cleofas como um dos discípulos que encontrou Jesus durante a aparição do Caminho para Emaús , por Joseph von Führich , 1837.

Possui o brilho da glória.

“Enquanto os soldados cuidavam deles mesmos, a mãe de Jesus, a tia dele, Maria, esposa de Cleopas, e Maria Madalena permaneceram ao pé da cruz. Jesus viu sua mãe e o discípulo a quem ele amava perto dela.

Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, a uns dez quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.

Acontece que durante este caminho Jesus começou a acompanhá-los, porém eles não reconheceram o Senhor. Jesus então se põe a explicar a Palavra de Deus – os profetas e tudo que nas Escrituras falavam dEle. Pouco a pouco os corações dos discípulos começaram a ficar novamente cheios de esperança.

Devemos aprender também, como os discípulos de Emaús, a aceitar o outro em nossa caminhada, evitando assim qualquer elitismo ou excludência; a ouvi-lo, mesmo que aquilo que ele tem a dizer não tem importância objetiva para a nossa vida; a elogiá-lo, quando suas palavras fazem arder também o nosso coração; a não censurá ...

Maria

No anúncio, Maria é inserida na história da salvação como a primeira discípula, que ouviu e praticou ardentemente a palavra de Deus.

Tomé, um dos doze discípulos de Jesus era chamado Dídimo.

Matias

Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor. Alguns teólogos se referem à ele como o décimo terceiro apóstolo, pois foi eleito para ocupar esse posto, conforme consta dos Atos dos Apóstolos, na Bíblia.

Tamires é um nome cuja origem é um pouco incerta, mas tudo indica que é uma versão do árabe tamir, que significa "rica em tâmaras", ou "cheia de tâmaras", uma referência ao fruto abundante no Oriente Médio.

Maria de Cléofas era, portanto, cunhada da Virgem Maria e mãe de três apóstolos: Judas Tadeu, Tiago Menor e Simão, também chamados de "irmãos do Senhor", expressão semítica que indica também os primos, segundo o historiador palestino Hegésipo.

Uma outra possibilidade para a origem do nome “Tamires” é que ele venha do hebraico, onde teria surgido também a partir do aramaico, uma vez que nessa cultura ele recebe o significado de “palmeira”, dando ao nome “Tamires” o significado de “aquela que tem palmeiras”.

João

João, mais do que qualquer outro discípulo, tinha um lugar especial no coração de Jesus. A Bíblia se refere a ele como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 21:20).

Inclusive na Bíblia, encontramos o relato de que uma esponja embebida em vinagre foi dada a Jesus Crucificado para Lhe aliviar a sede, pois o vinagre inibe as papilas gustativas temporariamente aliviando assim a sensação de sede por algum tempo.

João foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a sua crucificação.

O Emaús é um coletivo de intelectuais e militantes cristãos formado na década de 1970, com a finalidade de subsidiar movimentos sociais.

Durante o período bizantino, Emaús-Nicópolis tornou-se uma grande cidade e um bispado. Um grande complexo de igrejas foi erguido no local da aparição do Cristo ressuscitado, que serviu de lugar de peregrinação, e cujas ruínas ainda existem hoje.

O Movimento Emaús pratica a solidariedade entre os pobres. Grupos comunitários recolhem, consertam e reciclam objetos para venderem a pessoas carentes por preços simbólicos. O Movimento acredita no lema "A força da partilha". Trata-se de uma proposta de partilha com quem está pior.

Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou, 22 e eles, deixando imediatamente seu pai e o barco, o seguiram.