Qual o nome dos dinossauros que voam?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

pterossauros

Répteis voadores chamados pterossauros, que alcançaram o tamanho de pequenos aviões, dominaram os céus 215 milhões de anos atrás. O registro fóssil também mostrou evidências de dinossauros voadores, como microraptores, bem como outras criaturas que poderiam voar de árvore em árvore.

A mais provável é que os pterossauros, diferentemente das aves modernas, se apoiassem na mão presente nas asas (os outros dedos) e com as patas traseiras dessem um impulso para alçar voo. As aves, por outro lado, possuem um misto de corrida em terra com o bater das asas para se erguerem.

Acredita-se que ele contenha apenas uma única espécie, Pterodactylus antiquus, que foi inicialmente descrito como Ornithocephalus antiquus. Posteriormente, o nome genérico Pterodactylus foi considerado o termo correto para o animal e, portanto, P. antiquus foi designado como a espécie-tipo de Pterodactylus, e O.

Archaeopteryx lithographica

Archaeopteryx lithographica. O nome deste dinossauro significa "asa antiga", e é uma espécie com aspecto similar a uma ave, que de fato podia voar. Foi localizado na Alemanha, onde também é chamado de Urvogel, que pode ser traduzido como "primeiro pássaro".

Parente vivo dos dinossauros, a Cegonha-bico-de-sapato já sobreviveu a episódios extremos, como a Segunda Guerra Mundial, embora, hoje, a espécie esteja em risco de extinção.

Diplodocus

Paleontólogos americanos revelam nova espécie de dinossauro com 500 dentes. O animal, cujo nome presta homenagem ao seu descobridor, Philippe Taquet, é um parente mais pequeno dos Diplodocus e mede entre 13 e 15 metros.

Qual é o maior predador da história dos dinossauros terópodes? Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro.

Mokele-mbembe – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quetzalcoatlus northropi

OQuetzalcoatlus northropi foi o maior animal voador que já habitou a Terra. Porém, com asas de 11 metros de comprimento e envergadura de um pequeno avião, o imenso pterossauro que vivia em pântanos da região do atual Texas, nos Estados Unidos, teve de se adaptar e desenvolver uma nova forma de levantar voo.

No final, o comprimento (14 metros do T-rex contra 9 metros do triceratops) e a força do tiranossauro o fariam vencedor.

Nomes dos dinossauros e seus significados

  1. Tiranossauro Rex. Fonte: Revistagalileu. Sem dúvidas, esses répteis antigos são os mais famosos. ...
  2. Pterodáctilo. Fonte: Infoescola. ...
  3. Tricerátops. Fonte: Pinterest. ...
  4. Velociraptor. Fonte: Pinterest. ...
  5. Estegossauro. Fonte: Mundopre-historico. ...
  6. Diplodoco. Fonte: Timfazciencia.

Spinosaurus aegyptiacus

O Spinosaurus aegyptiacus tinha uma cauda adaptada para viver na água, segundo um novo estudo, o que faz dele o primeiro e único dino aquático encontrado.

As aves podem ser consideradas dinossauros vivos atualmente, já que provêm dos poucos dinossauros que sobreviveram à extinção. Enquanto isso, os pterossauros são simplesmente répteis que evoluíram para obter suas asas de outra maneira, assim como os morcegos.

Bajadasaurus pronuspinax

Chamado Bajadasaurus pronuspinax, o dinossauro dotado de espinhos defensivos no pescoço e nas costas foi descoberta na Patagônia argentina.

Uberabatitan ribeiroi

Uberabatitan, o colosso. Eis o maior dinossauro já encontrado em território brasileiro. "O Uberabatitan ribeiroi era enorme, chegava a 26 metros de comprimento", estima Anelli. "Isso dá quase o tamanho de dois ônibus grandes enfileirados."

A queda de um meteoro na Terra, com a velocidade de 72.000 km/h, teria sido a principal causa da extinção dos grandes répteis (dinossauros).

A guerra dos tiranossauros continua. Alguns meses depois que uma equipe de pesquisadores americanos propôs que o Tyrannosaurus rex, mais famoso dinossauro de todos os tempos, na verdade corresponderia a três espécies diferentes, outros paleontólogos decidiram publicar uma contestação detalhada dessa hipótese.

Foram os terópodes, uma subordem de dinossauros bípedes, que ao longo do tempo desenvolveram uma linhagem de forma diferenciada e acabaram por dar origem às aves atuais.