Qual o nome do verbo que não precisa de complemento?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr.

Existem alguns verbos que não apresentam conjugação completa, ou seja, não têm todas as formas, não sendo, portanto, conjugados em determinados modos, tempos e pessoas. São os chamados verbos defectivos.

A elocução diz respeito ao modo de expressão, à forma de enunciação. Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar. Usam-se num texto para apresentar o discurso directo.

A diferença entre verbo transitivo e intransitivo é que os transitivos transitam, ou seja, vão até o seu complemento, pois precisam dele para fazer sentido, enquanto os intransitivos não transitam, ou seja, não precisam ir a nenhum lado, porque por si só já oferecem a informação que precisamos.

Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança. Possuir a autoridade ou o domínio sobre: tinha um povo.

Verbos intransitivos não precisam de complemento para que sua ação verbal seja entendida. Mesmo assim, podem vir acompanhados de adjunto adverbial ou predicativo do sujeito.

Exemplos de frases com verbos intransitivos:
Meu pai ainda não voltou. O bebê caiu. Minha filha já casou. Estas razões não procedem.

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto.

Verbos impessoais são aqueles que não têm sujeito e apenas são usados na 3. ª pessoa do singular. Os principais são: haver (com o sentido de existir), fazer (com o sentido de tempo decorrido) e verbos que exprimem fenômenos da natureza, como amanhecer, anoitecer, chover, ventar.

Verbos anômalos são aqueles que, ao serem conjugados, sofrem alteração em seus radicais. Na língua portuguesa, existem dois verbos anômalos: “ir” e “ser”. Assim, o verbo “ir” pode manter seu radical “i-” em “Eu irei”, mas apresentar irregularidade em “Eu vou”.

Classificação dos verbos defectivos. Os Verbos Defectivos podem ser: impessoais, unipessoais e pessoais.

Um verbo que enuncia busca dizer para a gente, busca mostrar para a gente alguma ação que acabou de acontecer, ou que vai acontecer, na fala de uma personagem. Se ela vai perguntar, se ela vai responder, se ela vai afirmar, replicar, argumentar, implorar. Enfim, eu vou ficando por aqui.

Verbos declarativos ou que dão sentido de dizer (dicendi) são geralmente usados após declarações e citações. Prefira verbos neutros, como dizer, afirmar e declarar. Ex.: "É possível gerar desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente", disse a coordenadora.

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.).

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.