Qual o nome do vencedor da primeira Olimpíada da história?

Perguntado por: alima . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Koroebus

A primeira edição registrada destes Jogos é de 776 aC, nos tempos em que era disputada uma única prova: uma corrida de aproximadamente 200 m, que os gregos chamavam de stadium. Em 776 aC, o ganhador da prova foi Koroebus, considerado o primeiro campeão olímpico da história.

1896

A primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada na cidade de Atenas, em 1896. Participaram 14 países e 241 atletas homens, pois as mulheres eram proibidas de competir. Atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação e tênis foram as modalidades participantes.

Em 6 de abril de 1896 começava em Atenas, na Grécia, a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O renascimento do espírito olímpico, interrompido no ano 392, deveu-se ao francês Barão de Coubertin. Charles Freddye Pierre era o nome do Barão de Coubertin, pai da Olimpíada Moderna.

O atleta Adolphe Klingelhoefer foi o primeiro brasileiro a participar de uma Olimpíada – há mais de um século, no ano de 1900. Porém, ele não foi apenas o primeiro atleta brasileiro dos jogos. O que ninguém sabia, é que ele foi fundamental para que o nosso país começasse a disputar os jogos.

A primeira participação do Brasil nos Jogos Olímpicos foi em 1920 na qual Antuérpia, na Bélgica foi sede. Nesta edição da Olímpiadas, o atleta Guilherme Paraense conquistou a primeira medalha de ouro, participando da modalidade Pistola Rápida.

3 de agosto de 1920

Medalhas. Paraense venceu a prova de pistola rápida, na prova de desempate individual e, conquistando a primeira medalha de ouro olímpica brasileira, em 3 de agosto de 1920. Sendo também medalhista de bronze por equipe na prova de pistola livre.

Além dos Anéis Olímpicos, as Olimpíadas possuem outros símbolos famosos: a tocha, o lema, as medalhas e os mascotes. Tocha: a tocha olímpica representa a pureza da eterna juventude olímpica. Simboliza o elo entre o berço das Olimpíadas na Grécia e as cidades-sedes, que sediam os Jogos contemporâneos.

Atualmente, existem dois tipos de luta olímpica: a greco-romana, que estreou na primeira Olimpíada Moderna em Atenas 1896, e a livre, incluída no programa Olímpico em Saint Louis 1904.

Paris se tornará a segunda cidade a fazer isso com os Jogos Olímpicos de 2024, seguida por Los Angeles como a terceira em 2028. Os Estados Unidos (8), França (5) e Japão (4) foram os países que mais sediaram jogos olímpicos. O Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha já sediaram três Jogos cada.

Da longa espera à doce rotina: o Brasil é bicampeão olímpico de futebol masculino. Com o fim das frustrações em 2016, a seleção brasileira teve mais um capítulo dourado neste sábado (7), em Yokohama, o palco do penta de 2002, com a vitória sobre a Espanha, por 2 a 1, na prorrogação, após empate no tempo normal.

Charles Miller

Surgido como uma comemoração inglesa pós-guerra, o futebol chegou ao Brasil, no final do século XIX, através de Charles Miller, um jovem filho de ingleses. Futebol é o esporte mais praticado no Brasil e no mundo. Ouça o texto abaixo em aúdio!

Última atualização em 7 de agosto de 2021 às, 11h08. O Brasil conquistou o segundo título olímpico de sua história.

Já nos tempos da Era Moderna, Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), é considerado o fundador dos Jogos Olímpico e também criador da bandeira olímpica, em 1913. Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países.

Na primeira Olimpíada registrada, a única prova foi uma corrida de aproximadamente 200 metros, que os gregos chamavam de “stadium”. Isso aconteceu em Olímpia, na Grécia, em 776 AC, e o campeão foi Coroebus, representante da cidade de Élis.

Anéis Olímpicos

  • Anéis Olímpicos, principal símbolo olímpico (Foto: Reprodução)
  • Bandeira com Anéis Olímpicos (Foto: Reprodução)
  • Pira Olímpica (Foto: Reprodução, Globo Esporte)
  • Medalhas Olímpicas (Foto: Reprodução)
  • Mascotes olímpicos (Foto: Reprodução)

Veja a evolução a seguir.

  • Sydney 2000: nenhum ouro, 12 medalhas no total.
  • Atenas 2004: 5 ouros, 10 medalhas no total.
  • Beijing 2008: 3 ouros, 17 medalhas no total.
  • Londres 2012: 3 ouros, 17 medalhas no total.
  • Rio 2016: 7 ouros, 19 medalhas no total.