Qual o nome do tratamento com agulhas?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

A acupuntura é uma terapia feita com agulhas inseridas em pontos específicos do corpo.

O preço médio nacional de uma sessão de acupuntura varia entre R$ 40,00 e R$ 250,00.

– Venha para sua sessão com roupas folgadas e confortáveis ou traga uma bermuda. – Procure chegar sempre 10 minutos antes do horário marcado.

Os profissionais por lei que podem atender com acupuntura são os médicos, cirurgiões dentistas e médicos veterinários, cada qual em sua área de atuação pois eles receberam em sua formação tornam-se aptos a diagnosticar doenças, prescrever medicamentos e procedimentos invasivos.

Estruturalmente, as agulhas de acupuntura são formadas por um eixo de aço inoxidável, com uma alça feita de cobre ou aço, com exceção das agulhas japonesas que têm um cabo de plástico com código de cores.

Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta em imediato alívio da dor. Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento. Seu médico discutirá com você quantos tratamentos deverá receber e com qual frequência.

A sensação percebida pela aplicação das agulhas de Acupuntura é rápida e de pequena intensidade, sendo comumente não dolorosa devido ao pequeno diâmetro (0,25 mm) da agulha e à técnica de inserção. Logo, acupuntura não deve ser dolorosa e sua aplicação é muito bem aceita pelos pacientes.

Os pontos de acupuntura, também conhecidos como meridianos, são locais específicos do corpo em que se pode liberar o fluxo de energia acumulada, sendo que por esses pontos passam várias terminações nervosas, fibras musculares, tendões, ligamentos e articulações.

A acupuntura é uma das formas mais disseminadas de medicina alternativa. A técnica consiste na colocação de agulhas na pele em pontos específicos, associada ou não a compressas de uma erva aquecida (moxa), e baseia-se no princípio de que as doenças são causadas por um desequilíbrio em uma força vital invisível.

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, mesmo nos casos onde não existe doença ou queixas físicas, e esta técnica pode inclusive ser feita em crianças, sendo nestes casos recomendada a utilização de laser em crianças com medo de agulhas.

Não é uma questão de crença, é uma questão de ciência". É por isso que, desde 1994, a acupuntura é reconhecida como uma especialidade médica. Seu efeito é comprovado cientificamente e não há dúvida de sua eficácia.

O tratamento de acupuntura para ansiedade envolve o equilíbrio dos chamados canais meridianos. De acordo com a técnica chinesa, o nosso corpo possui uma energia vital, conhecida como QI. Como já citado anteriormente, quando acontece esse desequilíbrio de energia, são originadas as doenças.

Para iniciar a prática, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e solicite informações sobre as unidades que oferecem o serviço de acupuntura na rede municipal de saúde. Os endereços das UBSs estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.

Antes das agulhas
A sessão de acupuntura começa como qualquer terapia: uma conversa onde o/a paciente conta ao profissional quais são suas queixas e incômodos. Em seguida o/a especialista faz uma avaliação com técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, como a palpação do pulso.

A ciência explica este relaxamento pelo “comprovado aumento de endorfinas no sangue e líquido cefalorraquidiano durante e após a acupuntura”, explicando também que “a superfície da pele imediatamente sobre os pontos de acupuntura conduz a eletricidade mais facilmente do que outras secções da pele (…)

Pontos de acupuntura para ansiedade
O ponto Yintang é um ponto de acupuntura para a ansiedade, e se localiza exatamente no ponto entre nossas sobrancelhas, no centro da testa. É onde também se encontra o ponto de nosso sexto chacra, o chacra frontal, relacionado a questões mentais como a ansiedade, por exemplo.

O processo de solicitação varia muito, mas, de maneira geral, é preciso pedir um encaminhamento. Isso pode ser feito durante uma consulta com outro médico, por exemplo, o clínico geral, principalmente se ele acompanhar o seu tratamento.

O pedido médico é um documento obrigatório para a autorização de terapias. No caso de pacientes com indicação para acupuntura é exigido que a solicitação seja feita por um médico acupunturista.

Já se vão quase 20 anos de discussão sobre quais profissionais podem exercer a acupuntura. De um lado o Conselho Federal de Medicina (CFM) determinou que acupunturiatras especializados, dentistas e veterinários, cada qual em sua área de atuação, estão habilitados a praticá-la por se tratar de um procedimento médico.