Qual o nome do teste de psicopatia?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 5 votos

O PCL - R, que é o primeiro exame padronizado exclusivo para o uso no sistema penal do Brasil, pretende avaliar a personalidade do preso e prever a reincidência criminal, buscando separar os bandidos comuns dos psicopatas.

Um dos instrumentos mais utilizados na avaliação psiquiátrica de psicopatas é o Checklist Revisado de Psicopatia de Hare (PCL-R). Ele é comumente utilizado para avaliar as tendências de psicopatia ou de comportamentos antissociais em alguém.

O método de Rorschach
Ele ressalta que através dessa técnica, é possível s analisar as condições afetivas e intelectuais do sujeito, seus traços de personalidade, seu funcionamento em situações de ansiedade e depressão.

O objetivo do teste de Rorschach é informar sobre a estrutura de personalidade. Sua aplicação é extensiva tanto para crianças, como para adolescentes e adultos.

Conforme afirma Eduardo Teixeira (Psiquiatra Forense), pesquisas mostram que o comportamento criminoso está relacionado ao gene HTR2B (responsável pela produção de Serotonina), que pode predispor seus portadores a atitudes impulsivas.

A Bateria Fatorial da Personalidade (BFP) é um teste psicológico com base no modelo dos cinco grandes fatores da personalidade que inclui as seguintes dimensões: Extroversão, Socialização, Realização, Neuroticismo e Abertura às novas experiências.

Os sociopatas têm uma consciência, embora fraca, e muitas vezes justificam algo que sabem estar errado. Por outro lado, os psicopatas acreditarão que suas ações são justificadas e não sentirão remorso por qualquer dano causado.

O psicopata por possuir uma má formação no córtex pré-frontal, não tem nenhum tipo de sentimento ou empatia em relação ao outro, diferente do sociopata que pode desenvolver o sentimento e manifestar emoções em relação a um familiar ou amigo, porém de forma muito intensa e extrema.

Segundo Freire (2016), a psicopatia dividi-se em três níveis de periculosidade: grau leve, grau moderado e grau grave.

Os psicopatas podem enganar, manipular, explorar, ameaçar, roubar ou agredir fisicamente outras pessoas. Ao mesmo tempo, eles podem parecer externamente amigáveis e bem ajustados quando querem atingir um objetivo. Essas características tornam o transtorno difícil de ser identificado.

Os traços das psicopatias mais comuns nas crianças, publicados nessa outra recente pesquisa do NCBI são que a criança mente, nunca parece se sentir culpada após ter feito algo errado, o fato de castigá-la não muda seus comportamentos, é muito astuta, evita os mais velhos, e é muito egoísta.

O Rorschach é o que psicólogos chamam de um teste projetivo. A ideia básica é de que quando é mostrada a uma pessoa uma imagem sem sentido, como uma mancha de tinta, a sua mente irá trabalhar bastante para dar um significado a este estímulo, e tal atribuição de sentido é gerada pela mente.

R$972,00 à vista.

Consta de 3 manchas de tinta cujo objetivo geral é avaliar aspectos da personalidade do indivíduo, com a vantagem de permitir aplicações e avaliações mais rápidas e em maior número de pessoas.

O Teste de Apercepção Temática – TAT tem por objetivo identificar impulsos, emoções, sentimentos e conflitos marcantes da personalidade. Adolescentes e adultos sendo utilizado mais frequentemente na faixa dos 14 aos 40 anos de idade.

Somente um psicólogo pode aplicar qualquer tipo de técnica e teste psicológico. Além disso, o profissional da área tem a autonomia de selecionar os instrumentos que considerar mais adequados a cada exame, dentre os quais, o Rorschach pode constar ou não.

No Dicionário de Grafologia e Termos Psicológicos Afins (Augusto Vels) existe o verbete Psicopatia, cuja sinalização na letra pode ser observada por: escrita discordante, desigual, mal-proporcionada, angulosa, soerguida, pontuda, lançada, desordenada, confusa ou mal-organizada; traços de regressão: descendente, ...

Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta.

Acredita-se que a psicopatia seja uma condição inata. Seria originada de uma falha genética que prejudica o desenvolvimento de partes do cérebro relacionadas às emoções, controle de impulsos, empatia e moralidade. Essa hipótese tem base em diversos escaneamentos cerebrais conduzidos em diferentes partes do mundo.