Qual o nome do tecido que imita o couro?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Tecido Sintético

O Tecido Sintético (PU) é o mesmo material que o couro comum. Sim, ele é produzido exclusivamente de pele animal.

O Tecido Couro Sintético, ou também conhecido como Couro Fake, possui aparência que busca imitar o couro natural. Geralmente composto por Poliuretano Espatulado, possui um toque macio e agradável.

O tecido Piñatex é um produto revolucionário de criação recente, que se posiciona cada vez mais como uma alternativa ao couro. É fabricado com fibras de folhas de abacaxi descartadas e o resultado é um tecido macio, forte e muito flexível.

Também conhecido como “PU”, é o mais comum na produção de couros sintéticos, principalmente para peças de roupas.

Tipos de couro sintético

  • Corano e Corino;
  • Courvin;
  • Courvin Uruguai;
  • Relax;

O tecido de couro de PVC é muito semelhante ao tecido de couro PU. Mas em vez de poliuretano, o tecido de couro de PVC é feito pela combinação de polivinilcloreto com estabilizadores (para proteger), plastificantes (para amaciar) e lubrificantes (para tornar flexível) e, em seguida, aplicando a um material base.

Couro Sintético
- Também conhecido como "courino", esse tecido sintético imita as características do couro, mas não é de origem animal. É criado a partir de componentes como algodão, PVC, poliéster e poliuretano.

A napa, um vinil de melhor qualidade, foi o primeiro produto com granulação parecida com a do couro e de maciez superior. Não é qualquer couro artificial que tem um padrão de qualidade que possa ser confundido com sua versão animal.

Tipos de tecidos sintéticos
Entre os principais tipos de tecidos artificiais, estão: poliamida, poliéster, nylon, lycra, viscose, elastano, acetato, acrílico, legging e PVC.

Feito com PVC, o courvin é o mais durável e resistente dos couros sintéticos, tem espessura maior e acabamento com um pouco mais de brilho. Sua base pode ser de sarja, algodão ou nylon. O tecido conhecido como Kouríssimo é na verdade uma marca de courvin, também de boa qualidade.

Napa ou napinha nada mais é do que um tecido impermeável sintético. Assim como o bagum, o napinha é desenvolvido com laminado de PVC, tornando o material mais resistente e com ótimo acabamento.

Couro natural
Tem boa durabilidade, fácil limpeza e não retém pelos, por isso é um dos melhores revestimentos para quem tem pet em casa. Corino (couro sintético)Existem alguns de qualidade, com praticamente o mesmo efeito do couro natural. É menos durável, mas uma boa alternativa para quem quer economizar.

Entre os materiais de couro sintético, o courvin costuma ser mais resistente que o corino. Mas é preciso tomar alguns cuidados relacionados à limpeza para evitar causar manchas no produto. Para isso, evite usar itens abrasivos na cadeira, como alvejantes, álcool, sabões concentrados, amônias e benzinas.

O couro sintético geralmente tem uma textura mais macia e lisa, já o couro legítimo é naturalmente mais áspero. Essa é a textura característica de um produto nobre, que não foi produzido artificilamente. O cheiro de couro legítimo costuma ser inconfundível.

Materiais de couro legítimo duram muito mais tempo do que materiais sintéticos e não necessitam de muitos cuidados para manterem-se novos com o passar do tempo.

A napa e o bagum são produtos mais maleáveis, pela composição da malha em poliéster e algodão, sendo assim mais acessíveis. Já o corino ou courino possui malha de poliéster, menos tensa, e o courvin possui malha de poliéster misturado com nylon ou sarja, tornando-se mais resistente.

Couros semi acabado é o resultado da transformação do couro wet blue após recurtimento. Nesta fase, o couro já apresenta características do artigo final (estofamento mobiliar, automotivo, calçados ou artefatos), isto é, com várias possibilidades de cores, espessuras e maciez.

Couro de origem bovina com acabamento Napa: Infelizmente o termo napa é entendido de maneira errada por muitos consumidores, entendendo napa como algo sintético. Segundo o CTCCA – Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins/RS, napa é couro de origem bovina. Couro de baixa espessura, usualmente curtido ao cromo.

O couro Napa de Boi refere-se à primeira pele bovina, ou seja, feito a partir da parte superior (flor integral) do animal. Essa pele geralmente é tingida e processada, o que resulta num dos melhores couros nos quesitos suavidade, permeabilidade ao ar e brilho.

O couro vegano é feito a partir de componentes do algodão orgânico, abacaxi, pet, elastano ou borracha natural. Ao contrário do couro comum, além de não poluir, evita a crueldade contra os animais.

É produzida em couro ecológico e internamente em malha de poliéster peluciado, o que garante um revestimento bem quentinho.