Qual o nome do rei que liderou os persas?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Ciro

Ciro, saindo vitorioso da batalha, passou a liderar os persas e a controlar todos os povos do planalto iraniano, formando, então, o Império Persa.

Ciro I conseguiu conquistar e manter muitos povos sob seu domínio, principalmente por respeitar as diferenças religiosas dentro do reino e por se aliar com as elites destes povos. Outro célebre rei dos persas foi Dario I, que levou o Império Persa ao seu apogeu.

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro.

Durante o século IV a.C., o império foi esfacelado em consequência de numerosas revoltas, mas o golpe final foi dado por Alexandre Magno, que anexou o Império Persa a seu domínio mediterrâneo depois de derrotar as tropas de Dario III numa série de batalhas, entre 334 e 331 a.C.

Em 525 a.C., Cambises, imperador da Pérsia, invadiu e ocupou o Egito, que se manteve como satrapia persa por 200 anos.

Por volta do ano 550 a.C., Ciro, o Grande, o primeiro rei persa a ter grande destaque, conquistou o reino da Média e promoveu a unificação dos reinos dos dois povos, os medos e os persas. Teve início com Ciro o império que durou cerca de duzentos anos.

A dinastia governante na Pérsia, com sede em Fars (Parsa), tinha como antepassado o rei Haxamanish ou Aquemenes. Sucederam-lhe três reis: Teispes, Ciro I e Cambises I.

Xerxes

Xerxes, ou Assuero, era o rei que, na época de Neemias, parecia ser tão cordial com Neemias e os judeus. Talvez o motivo disso tenha sido o que aconteceu no livro de Ester. Se não fosse pelo que aconteceu em Ester, talvez não houvesse o livro de Neemias!

Ahura-Mazda

A religião persa antiga, conhecida como masdeísmo, caracterizou-se principalmente pela dualidade entre o bem versus o mal, forças representadas pelos dois principais deuses: Ahura-Mazda (ou Ormuz-Mazda) e Arimã (ou Angro Mainyush).

Atualmente, os curdos declaram ser os atuais descendentes dos medos.

Saul

Saul: O Primeiro Rei de Israel - Últimas Notícias - R7 Especial.

Os persas eram descendentes dos indo-europeus, que primeiro começaram a povoar a região ao leste da Mesopotâmia, cerca de 6000 a.C. Acredita-se que essas levas imigratórias se estenderam até 2000 a.C., quando os povos começaram a se estabelecer melhor na região, abandonando o nomadismo.

Império Romano

Sem dúvidas, o Império Romano é o mais famoso da História. Sua estrutura militar e administrativa possibilitou não apenas que ele fosse um dos impérios mais expansivos do mundo, mas também o fez o mais vindouro, sobrevivendo incríveis 10 séculos.

Zoroastrismo

Zoroastrismo, a religião dos antigos persas.

O Império Persa é o Irã. Pode parecer gozação, mas, se você ler a Bíblia, se deparará com as regiões onde estão hoje alguns dos principais países do Oriente Médio.

A partir do século VIII a. C., os medos dominaram a região do planalto iraniano e, com um hábil e organizado exército, submeteram vários povos que viviam na região – os persas foram um desses povos conquistados pelos medos. Após o domínio, os persas passaram a pagar altos tributos para os conquistadores.

Dário

Dário era o rei dos persas e deu ordens ao seu exército para invadir a Grécia. É conhecida como Batalha de Maratona, porque esse era o nome da cidade onde a batalha aconteceu. Os persas eram em maior número, mas mesmo assim foram surpreendentemente vencidos.

Ciro I, rei persa, penetrou na Babilónia no fim do verão do ano 539 a.

Com o passar do tempo, o termo Pérsia começa a ser usado pelos gregos da era clássica e pelos ocidentais para se referir a toda planície do Irã. Apesar disso, o povo que habitava a região a denominava como Irã (terra dos ários). Apenas no ano de 1935 o governo do país começou a utilizar o nome Irã oficialmente.