Qual o nome do Rei de Portugal na época do descobrimento do Brasil?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

O rei Dom Manuel I, que a seu nome acrescentara o título de "O Venturoso", confiou o comando da esquadra a Pedro Álvares Cabral, Alcaide - Mor de Azurara e Senhor de Belmonte.

Manuel I

Manuel I, o Venturoso (1469-1521) foi rei de Portugal e dos Algarves entre os anos de 1495 e 1521, um período de grandes navegações e descobertas com a chegada à Índia e ao Brasil.

A versão mais conhecida por todos defende que o primeiro europeu a tocar no Brasil, pelo território da Bahia, foi o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500.

Manuel II

Manuel II (1889-1932) foi o último rei de Portugal e foi afastado na sequência de um golpe republicano em 1910. Foi coroado depois de ver o pai e o irmão mais velho serem mortos em 1908 . D.

João VI trouxe toda a estrutura de poder de Lisboa para o Rio de Janeiro, incluindo importantes obras de arte e literárias e os recursos dos cofres reais etc. D. João VI chegou à cidade de Salvador em janeiro de 1808 e em março do mesmo ano desembarcou na cidade do Rio de Janeiro.

Afonso Henriques

Afonso Henriques, O Conquistador, foi o primeiro rei de Portugal e era filho do Conde de Borgonha, D. Henrique, cruzado que veio para a Península Ibérica auxiliar o rei de Leão e de Castela na guerra contra os mouros, ficando depois a governar o Condado Portucalense.

"Quando falamos sobre os grandes homens da expansão portuguesa, os primeiros nomes que nos vêm à cabeça são os de Vasco da Gama, o primeiro europeu a navegar para a Índia, de Bartolomeu Dias, o primeiro navegador a atravessar o Cabo da Boa Esperança, e o de Pedro Álvares Cabral.

Índice

  • D. Afonso Henriques.
  • D. Dinis.
  • D. João I.
  • D. João II.
  • D. João V.
  • D. Maria II.
  • D. Carlos.

João II

Nasceu em Lisboa, Portugal, no Paço da Alcáçova, em 3 de março de 1455. Foi o décimo terceiro rei de Portugal e tinha por alcunha “Príncipe Perfeito”, pela forma como exerceu o poder.

O território português, originalmente formado por povos ibéricos, foi ocupado por romanos, germânicos, árabes e até mesmo celtas. A ocupação definitiva dos portugueses enfrentou resistência de todos esses povos listados.

5 de outubro de 1143

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.

Monte Pascoal

Primeiro ponto de terra avistado por Cabral em 1500, o Monte Pascoal é uma formação rochosa com 536 metros de altura localizada na cidade de Itamaraju. Fica a 62 quilômetros de distância de Porto Seguro, onde a armada do navegador português desembarcou para tomar posse da nova terra.

A chegada dos portugueses ou o descobrimento do Brasil foi um acontecimento que se passou em 22 de abril de 1500 e marcou o início da colonização brasileira. No dia 22 de abril, os portugueses avistaram terra e, no dia seguinte, enviaram um grupo de homens que fez o primeiro contato com os indígenas.

A Chefia da Casa Imperial do Brasil, portanto a primeira posição na linha de sucessão ao título de "Imperador" cabe ao seu irmão mais velho, Dom Luiz. Atualmente, sempre representando seu irmão, Dom Bertrand tem encabeçado o movimento monarquista e comparecido às palestras, eventos e manifestações.

Uma das exigências das Cortes portuguesas (instituição política surgida com essa revolução) foi o retorno imediato do rei para Portugal. Por causa da pressão dos portugueses sobre d. João VI, o rei jurou lealdade à Constituição portuguesa em 26 de fevereiro de 1821.