Qual o nome do queijo que tem a casca rosa?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

gouda

Alguns queijos brasileiros tipo gouda recebem uma coloração rosa em sua casca. Esta casca não é feita de parafina e pode ser consumida, pois se trata apenas de um corante alimentar (provavelmente o carmim de cochonilha).

Essa casquinha rosa avermelhada do queijo tipo bola serve para proteger o queijo contra contaminações. Trata-se de um corante natural utilizado na fabricação de laticínios e não é prejudicial a saúde. Você sabia?

E, só pra não ficar nenhuma dúvida, a casca rosa do Gouda e do Prato Esférico tem um corante natural que não prejudica a saúde. A branca do Brie, do Camembert e do Camembleu é formada por fungos que também não são prejudiciais, e ainda ajudam a apurar o sabor desses queijos.

De sabor suave ligeiramente adocicado pode ter olhaduras ou ser de massa fechada.

R$ 109,99/kg R$22,00 a unidade Aproximadamente 200g.

Pseudomonas é um gênero de bactérias responsáveis por defeitos visuais e organolépticos em queijos. Elas se manifestam como manchas, fluorescentes ou não, variando de amarelo a laranja, vermelho e marrom, ou ainda mais raramente podem ser rosa ou salmão.

O que é e como é feito o Queijo Rosa? Queijo rosa é do tipo gouda e recebe uma coloração rosada em sua casca. Esta casca pode ser consumida, pois se trata apenas de um corante alimentar. Apesar do nome de Queijo Rosa, o queijo é amarelo e possui um teor de quase 50% de gordura, com sabor marcante e suave.

Originário dos Países Baixos, mais precisamente de Gouda, a cidade que lhe deu o nome, o Queijo Tipo Gouda chegou ao Brasil por meio dos imigrantes holandeses. Derivado do leite de vaca pasteurizado, este queijo possui uma massa semicozida, consistência macia e aroma doce e frutado.

Para a fabricação de um quilo dele são necessários, em média, 14 litros de leite. Além disso, a produção, ainda muito artesanal, e a distância das fábricas — a maioria localizada no Sudeste — ajudam a encarecer a iguaria.

O queijo mais jovem costuma ser utilizado no preparo de sanduíches e combina com cervejas leves. O gouda um pouco mais maturado pode ser usado em risotos e molhos ou como petisco em tábuas de frios, acompanhado de vinhos de sabor intenso. Já o gouda mais velho pode ser ralado, dando um toque especial às guarnições.

As tão comentadas cascas que encobre os queijos são formadas por um tipo de fungo chamado “Penicillium Candidum”. Se cor estiver branca e brilhante, certamente o queijo está maduro e pronto para comer. Já se os tons das cascas estiverem próximos ao marrom, indica que o produto está acima do ponto.

O queijo Reino tem um período de maturação de, no mínimo, 45 dias (quanto maior o tempo de maturação, mais acentuado o sabor) contando a partir da data de fabricação. Já o Queijo Gouda apresenta um período menor, no mínimo 30 dias contando a partir da data de fabricação.

Frome Cheese Platter — Inglaterra
Esse é o primeiro do topo dos queijos mais caros do mundo. Apenas meio quilo pode chegar a custar a pequena bagatela de 3300 dólares. Originário da Inglaterra, além de caro, é também um dos queijos mais raros de todo o planeta.

Cascas do queijo são comestíveis.