Qual o nome do queijo que é rosa por fora?

Perguntado por: ivieira4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Alguns queijos brasileiros tipo gouda recebem uma coloração rosa em sua casca. Esta casca não é feita de parafina e pode ser consumida, pois se trata apenas de um corante alimentar (provavelmente o carmim de cochonilha).

Pseudomonas é um gênero de bactérias responsáveis por defeitos visuais e organolépticos em queijos. Elas se manifestam como manchas, fluorescentes ou não, variando de amarelo a laranja, vermelho e marrom, ou ainda mais raramente podem ser rosa ou salmão.

O queijo mais jovem costuma ser utilizado no preparo de sanduíches e combina com cervejas leves. O gouda um pouco mais maturado pode ser usado em risotos e molhos ou como petisco em tábuas de frios, acompanhado de vinhos de sabor intenso. Já o gouda mais velho pode ser ralado, dando um toque especial às guarnições.

De sabor suave ligeiramente adocicado pode ter olhaduras ou ser de massa fechada.

E, só pra não ficar nenhuma dúvida, a casca rosa do Gouda e do Prato Esférico tem um corante natural que não prejudica a saúde. A branca do Brie, do Camembert e do Camembleu é formada por fungos que também não são prejudiciais, e ainda ajudam a apurar o sabor desses queijos.

Originário dos Países Baixos, mais precisamente de Gouda, a cidade que lhe deu o nome, o Queijo Tipo Gouda chegou ao Brasil por meio dos imigrantes holandeses. Derivado do leite de vaca pasteurizado, este queijo possui uma massa semicozida, consistência macia e aroma doce e frutado.

Edam

sabor é salgado, picante e tem um toque adocicado. Pode ser harmonizado com cerveja sem álcool, chocolate quente e bebidas frutadas e combina muito bem com todo tipo de frutas frescas e secas. Também é muito usado em sanduíches para gratinar.

Frome Cheese Platter — Inglaterra
Esse é o primeiro do topo dos queijos mais caros do mundo. Apenas meio quilo pode chegar a custar a pequena bagatela de 3300 dólares. Originário da Inglaterra, além de caro, é também um dos queijos mais raros de todo o planeta.

R$ 109,99/kg R$22,00 a unidade Aproximadamente 200g.

Tipos como o Gouda possuem uma capa plástica, geralmente de cor vermelha ou preta em seu entorno. Esses tipos de proteção devem ser descartadas, não sendo naturais dos queijos e, portanto, não sendo comestíveis.

Alguns queijos brasileiros tipo gouda recebem uma coloração rosa em sua casca. Esta casca não é feita de parafina e pode ser consumida, pois se trata apenas de um corante alimentar (provavelmente o carmim de cochonilha).

muçarela

A muçarela é considerada o melhor queijo para pizza por algumas razões: seu sabor delicado, sua textura suave e elástica, bem como sua ótima capacidade de fusão. A textura vem principalmente do fato de ser um queijo tipo pasta de filata (massa filada).

Queijo de origem holandesa mundialmente conhecido. No Brasil, é um queijo produzido de forma similar ao queijo prato, mas tem características típicas como massa mais macia, sabor suave ligeiramente adocicado, muitas olhaduras, textura macia e casca fina.

Independentemente desse fator, o queijo do reino é, sim, um produto caro. Para a fabricação de um quilo dele são necessários, em média, 14 litros de leite. Além disso, a produção, ainda muito artesanal, e a distância das fábricas — a maioria localizada no Sudeste — ajudam a encarecer a iguaria.

Queijos em Bola: queijos como Gouda, do Reino, Edam e outros devem ser cortados primeiro no meio e depois em fatias finas. Para cortar em fatias finas, deve deitar a fatia e fazer cortes radiais a partir do centro da casca.