Qual o nome do primeiro dedo do pé?

Perguntado por: imatos4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

hálux

O hálux é o primeiro dedo e assim como no primeiro dedo da mão, tem 2 falanges (uma proximal e uma distal). Os demais dedos (segundo ao quinto) possuem 3 falanges (proximal, media e distal).

Falanges dos dedos dos pés.

Ele também não cresceu demais, mas o primeiro dedo, o hálux (dedão), é que não avançou, destacando seu "vizinho".

Hálux – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hálux é o nome científico de uma parte do corpo bastante conhecida: o dedo grande do pé. Ele é formado por dois ossos: a falange proximal e a falange distal. A falange proximal liga-se ao primeiro metatarso através da articulação metatarsofalângica.

  • Dedo polegar.
  • Dedo indicador.
  • Dedo médio.
  • Dedo anelar.
  • Dedo mínimo.

No WikcionárioEditar

  • indicador.
  • dedo médio.
  • anelar.
  • dedo mínimo.

Cada mão apresenta 14 falanges, sendo que no polegar estas são duas: proximal (primeira falange) e distal (segunda falange). Do segundo ao quarto dedo há três falanges em cada: proximal, média (segunda falange) e distal.

As falanges são ossos longos do pé, que se localizam distalmente aos ossos metatarsais. Assim como na mão, cada dedo é formado por três falanges que são chamadas de falanges proximal, média e distal. Entretanto, o hálux só possui duas falanges, uma proximal e uma distal.

As fraturas dos ossos dos dedos dos pés são muito comuns. Esses ossos são chamados de falanges. O osso que se localiza mais na ponta do dedo é a falange distal, o intermediário é a falange média (ausente apenas no primeiro dedo – o “dedão”) e a base do dedo, a falange proximal.

Etimologicamente a palavra artelho deriva do substantivo latino articulus, que significa articulação, junta de ossos.

De bônus, vale mencionar que os dedões de pés e mãos são formados por dois ossos, chamados falanges: a falange distal, que é a ponta do dedo, e a falange próxima, que é a base.

Pé egípcio
Trata-se do tipo de pé mais comum, contando com quase 60% da população. Esta tipologia deve o seu nome ao facto de, no Antigo Egito, ser considerado o tipo de pé mais bonito.

O dedo mínimo, ou mindinho, também conhecido como dedo do bebê, quinto dedo ou dedo mindinho, é o menor e mais ulnar dedo da mão humana, que fica próximo ao dedo anelar.

Segundo Bruce Pinker, cirurgião de pé e tornozelo Progressive Foot Care, em Nova York, o dedo mindinho serve para "fornecer equilíbrio e propulsão". Segundo o médico, nosso pé toca ao solo primeiro com a parte do mindinho e depois com os demais, até chegar o dedão.

Os metatarsos são um grupo de cinco ossos longos no meio do pé. Eles conectam a parte posterior do pé com os dedos.

Especialista explica que ele é fundamental no equilíbrio de propulsão do corpo. Só lembramos do nosso dedo mindinho do pé quando ele se choca com alguma quina — causando aquela dor horrível. É nesse momento que nos perguntamos para quê essa pequena parte do corpo existe.

Hálux é o nome que se dá ao primeiro dedo do pé, ou aquele que chamamos popularmente de “dedão”. O local mais frequente de desenvolvimento da osteoartrite no pé é a base do hálux (1o dedo do pé) ou mais precisamente a sua articulação metatarso-falângica (MF).

O tratamento conservador é a primeira linha de tratamento para o Hallux Rigidus. Podem ser utilizadas drogas analgésicas e antiinflamatórias para controle da dor, realização de compressas de gelo local e eventualmente infiltrações articulares com ácido hialurônico.

Quarto quirodáctilo: anelar, anular ou seu-vizinho. Quinto quirodáctilo: dedo mínimo, dedinho ou mindinho.