Qual o nome do povo que Jefté derrotou?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Jefté derrotou os amonitas, mas, durante a batalha, fez um voto precipitado ao Senhor, com base no qual foi obrigado a sacrificar sua filha querida como holocausto.

A maioria dos gileaditas pertenciam à tribo de Manassés, filho de José, governador do Egito (Números 26:29,30; 27:1; 36:1; Josué 17:13; 1 Crônicas 2:21,23; 7:14-17). Gileade também foi o nome do pai de Jefté, um dos juízes de Israel (Juízes 11:1).

Seguindo o padrão dos líderes do livro de Juízes, Jefté era um líder improvável. Era filho de uma prostituta e, depois de crescido, foi expulso de sua família e sua casa por seu meioirmão. O Senhor usou essa pessoa de situação humilde, porém, para libertar Israel de seus inimigos.

Jefté derrotou os amonitas, mas, durante a batalha, fez um voto precipitado ao Senhor, com base no qual foi obrigado a sacrificar sua filha querida como holocausto. Ao contrário dos deuses pagãos, Deus não deveria ser adorado com sacrifícios humanos (Dt 32.17; Sl 106.37-38).

Sendo assim, o que podemos aprender com a história de Jefté? 1. Acredite que Deus vê em você QUALIDADES que ninguém vê. Em outra tradução a Bíblia diz: “Era, então, Jefté, o gileadita, homem valente e valoroso…” (Juízes 11.1a).

Ele é um nome hebraico que se translitera como JEPHTHAH em Inglês e quer dizer “ele abre”, “aquele que abre”, “o que Jeová liberta”.

Na Bíblia, "Gileade" significa o "monte de testemunho" ou "monte de testemunha", (Gênesis 31:21), uma região montanhosa a leste do rio Jordão, situado no Reino da Jordânia. Também é referido pelo nome aramaico Jegar-Saaduta, que carrega o mesmo significado que o hebraico (Gênesis 31:47).

Deus usou o bálsamo de Gileade como uma metáfora para se referir à cura que o povo de Israel havia rejeitado. Como ensinamento, o bálsamo representou as tentativas humanas a fim de evitar a destruição, causada pelo pecado, sanada somente pelo espírito. Assim, Deus era o bálsamo da salvação, o qual todos precisavam.

Gileade foi, de acordo com o Livro de Números, o filho de Maquir, e consequentemente o neto de Manassés, bisneto de José e bisneto de quarta geração de Abraão e Sara.

Filha de Jefté

A filha de Jefté, às vezes chamada de Seila ou Ífis, é uma figura na Bíblia Hebraica, cuja história é contada em Juízes 11. O juiz Jefté tinha acabado de ganhar uma batalha contra os amonitas, e jurou que ofereceria a primeira coisa que saísse de sua casa como holocausto a Javé.

Por causa de seu sotaque, ao invés de “chibolete” os efraimitas pronunciavam “sibolete”. Então esse teste foi basicamente uma “senha linguística” que identificava a diferença de dialeto entre os povos semitas, e assim deixava claro quem era efraimita.

A filha de Jefté, às vezes chamada de Seila ou Ífis, é uma figura na Bíblia Hebraica, cuja história é contada em Juízes 11. O juiz Jefté tinha acabado de ganhar uma batalha contra os amonitas, e jurou que ofereceria a primeira coisa que saísse de sua casa como holocausto a Javé.

80 anos (1160 a.C.–1080 a.C.)

1. Abel: o filho de Adão e Eva é quem abre a galeria dos heróis da fé (Hebreus 11:4). Pela fé, ele ofereceu um sacrifício mais excelente do que seu irmão Caim, obtendo a aprovação divina. Isto significa que ele foi a primeira pessoa designada nas Escrituras como sendo um justo que viveu pela fé.

seis anos

7 E Jefté julgou Israel seis anos; e Jefté, o gileadita, faleceu, e foi sepultado nas cidades de Gileade.

A palavra holocausto tem origem grega ('holókauston') e conotação bíblica, significa "sacrifício em que a vítima é queimada viva", ou "sacrifício pelo fogo".

Holocausto: significado
No Antigo Testamento da Bíblia, significava um sacrifício animal como oferenda a Deus.

Ele prometeu que ofereceria um holocausto após a vitória. O significado básico da palavra “holocausto” na Bíblia é “oferta queimada”. Em outras palavras, Jefté prometeu apresentar uma oferta queimada sobre o altar ao Senhor. Como sua filha foi a primeira a lhe sair ao encontro, ele teve de matar a própria filha.

Otoniel; Eúde; Sangar; Débora; Gideão; Tolá; Jair; Jefté; Ibsã; Elom; Abdom; Sansão; Eli; Samuel.

O livro menciona o nome de 12 juízes que governaram Israel com diferentes graus de sucesso. O relato de Débora como juíza de Israel é único, considerando a sociedade patriarcal em que ela vivia (ver Juízes 4–5).

Gade

Na Bíblia, Ramote-Gileade era uma cidade estratégica situada no território de Gade, ao leste do rio Jordão. A cidade também era chamada pela forma abreviada de Ramá. Era uma das cidades levitas naquele lado do rio, e foi escolhida como uma das cidades de refúgio.