Qual o nome do pano que coloca na cabeça no Catar?

Perguntado por: rsouzas9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

A vestimenta, inspirada no La'eeb, mascote da Copa do Catar, faz referência ao Keffiyeh, lenço de algodão que faz parte da vestimenta tradicional de pessoas no mundo árabe. “Decidimos vir dar uma volta.

Por baixo das túnicas, os homens utilizam o cirwal, uma calça larga que ajuda na mobilidade e protege a região íntima. Para completar o look, lenços na cabeça, chamados de ghutras. Na cor branca, indica pureza; a combinação branca e vermelha é sinal de patriotistmo; já branca e preta é sinal de liberdade.

Na verdade, qualquer pessoa está habilitada a usar o adorno de cabeça. Apenas para contextualizar, xeique é um título árabe que tem mais a ver com respeito e vem da época pré-islâmica. De forma direta, significa um homem venerável com mais de 50 anos.

O keffiyeh é um lenço tradicional árabe usado na cabeça por homens. Atualmente espalhou-se e se tornou popular por todo o mundo, tanto pela praticidade como por ser um acessório da moda. O keffiyeh é feito tradicionalmente de algodão ou com algodão e lã. É basicamente um grande quadrado, de 1,5 a 2 metros em cada lado.

Em árabe, a palavra "hijab" significa "cobertura". É um termo bastante popularizado no Ocidente para designar qualquer tipo de véu. Na verdade, o hijab é todo o véu que cobre a cabeça e o pescoço. Pode ser encontrado em diferentes cores e estampas.

hijab

O hijab é o véu que cobre os cabelos e o corpo das mulheres muçulmanas. É um dos símbolos mais populares do islã. Mulheres muçulmanas usando hijab. As mulheres muçulmanas usam o véu, o hijab, como símbolo cultural, religioso e de identidade.

Sua origem remonta aos povos nômades da Península Arábica que usavam lenços para se proteger do sol e da areia. Feitos de algodão, eles tinham cores diferentes e também serviram para identificar as tribos.

Há regras e rígidas restrições para se frequentar uma das mais tradicionais e culturais praias do Catar. Na chegada, o segurança avisa: nada de fotos. Biquínis são estritamente proibidos, assim como sungas. As mulheres em geral vestem burcas que cobrem o corpo todo, com algumas tendo apenas os olhos descobertos.

No Islamismo xiita, que prevalece tanto na população do Irã quanto do Iraque, os religiosos que são considerados descendentes de Maomé são chamados de seyed e devem usar um turbante preto.

Claro que sim! Você pode usar o acessório em uma festa mais chique ou mesmo para trabalhar. Em ocasiões mais formais ou festivas, como casamentos, é legal escolher modelos mais sofisticado. Os turbantes com pedras são perfeitos para um look noturno e para festas, e vão te deixar ainda mais linda e elegante.

Vestimentas religiosas e tradicionais
As mulheres se vestem com uma túnica preta, a abaya, e um lenço na cabeça, o hijab, enquanto os homens se vestem com uma túnica branca (dishdasha) e o lenço, chamado ghutra, preso na cabeça por uma corda, geralmente, preta.

Passo 1: escolha um lenço de tamanho grande. Passo 2: segure as pontas do tecido e coloque a sua cabeça no meio. Passo 3: depois, cruze as extremidades no topo da cabeça. Passo 4: puxe as pontas para a lateral, na mesma altura do ombro.

A entidade explica que o lenço não é usado somente pelos muçulmanos, mas também por árabes de todas as religiões, e acrescenta que o keffiyeh foi criado pelo povo beduíno, nativo dos desertos, apenas como uma forma de proteção contra o sol.

Ela explica que no Alcorão — livro sagrado para os mulçumanos — existe uma passagem que diz: “Dize às fiéis que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem seus atrativos, além dos que naturalmente aparecem; que cubram o colo com seus véus”.

Por baixo, os homens costumam usar uma espécie de pano enrolado na cintura, para evitar transparências. Em público, as mulheres usam abayas, longas vestes pretas que cobrem suas roupas comuns. Algumas têm detalhes como bordados nas mangas e na barra, mas a maioria é lisa.

  • Hijab. É o véu que cobre apenas o cabelo, as orelhas e o pescoço, deixando o rosto e o corpo de fora. ...
  • Chador. Cobre o corpo todo, não tem mangas e deixa apenas o rosto de fora. ...
  • Niqab. Cobre o corpo todo, inclusive o rosto, deixando apenas os olhos de fora. ...
  • Burqa.

Ramadã As leis e a cultura de Dubai e dos EAU estão diretamente vinculadas à tradição islâmica. Por isso, o Ramadã, o mês sagrado do islamismo, é a ocasião perfeita para conhecer essa tradição.

A primeira é uma espécie de touca, que cobre a cabeça de forma bem justa, e a segunda é um véu que veste sobre a primeira, cobrindo também o pescoço e frequentemente chegando até os ombros.

hijab quer dizer "cobertura" ou "roupa que tape" e por este motivo os muçulmanos falam de "respeitar o hijab" para referir-se à lei de cobrir o corpo das mulheres. A ideia básica é cobrir os cabelos, mas também o corpo feminino.

O primeiro refere-se ao significado da vestimenta islâmica que, usada pelas mulheres do ponto de vista religioso, diz respeito à modéstia, a estar conectada com a sua família, demonstrando, inclusive, o orgulho que essas mulheres sentem de sua comunidade e de sua família.