Qual o nome do neurônio que conduz o impulso nervoso para a medula espinal?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Durante a sinapse, o neurônio que transmite o impulso nervoso é denominado célula pré-sináptica, e a célula que recebe o impulso, que pode ser outro neurônio, uma glândula ou célula muscular, é denominada célula pós-sináptica.

Um neurônio sensitivo conduz a informação da periferia em direção ao SNC, sendo também chamado neurônio aferente. Um neurônio motor conduz informação do SNC em direção à periferia, sendo conhecido como neurônio eferente.

Tronco Encefálico: localizado na parte inferior do encéfalo, o tronco encefálico conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa.

neurônios motores

Na medula espinhal podemos encontrar, por exemplo, neurônios motores, que são responsáveis por comandar importantes funções, como a contração de músculos esqueléticos de vários segmentos do corpo.

Neurônios

Neurônios. O neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos.

A transmissão do impulso nervoso é um fenômeno eletroquímico que ocorre nas células nervosas e faz o sistema nervoso funcionar. É o resultado das mudanças das cargas elétricas na membrana dos neurônios, células especializadas no processamento de informações.

Há três tipos principais de neurônios: os sensoriais; os motores; e os interneurônios.

Axônios: são prolongamentos únicos especializado na condução de impulsos, que transmitem informações do neurônio para outras células (nervosas, musculares, glandulares). Normalmente existe apenas um único axônio em cada neurônio.

Neurônios motores
São responsáveis por conduzir impulsos nervosos para órgãos efetores, como músculos e glândulas.

Tronco encefálico: essa estrutura está localizada na parte inferior do encéfalo, sendo formada pelo mesencéfalo, ponte e bulbo. Sua principal função é conduzir os impulsos nervosos do cérebro até a medula espinhal e vice-versa.

- Neurônios pseudounipolares - Apresentam apenas um prolongamento que parte do corpo celular, dividindo-se, posteriormente, em dois. Um dos ramos assume o papel de dendrito e o outro de axônio. - Neurônios unipolares - Possuem apenas um axônio.

SNC inclui o encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e a medula espinhal. O encéfalo coordena funções cognitivas, emocionais e motoras. A medula espinhal transmite sinais nervosos e coordena reflexos. SNP consiste em nervos periféricos, gânglios e receptores sensoriais.

O sistema nervoso central é formado por duas partes básicas: o encéfalo e a medula espinhal.

O impulso nervoso percorre o neurônio sempre no mesmo sentido: dendritos, corpo celular e axônio.

As sinapses fazem parte do circuito que conecta os órgãos sensoriais, como aqueles que detectam dor ou toque, no sistema nervoso periférico do cérebro. As sinapses conectam neurônios no cérebro a neurônios no resto do corpo e desses neurônios aos músculos.

Coluna anterior: contém os corpos celulares dos neurônios motores, cujos axônios se destinam à inervação dos músculos estriados esqueléticos (fibras eferentes somáticas). Coluna lateral: contém os corpos celulares dos neurônios motores (pré-ganglionares) do sistema nervoso simpático.

coluna vertebral

Uma coluna de ossos denominados vértebras compõe a coluna vertebral. As vértebras protegem a medula espinhal, uma estrutura longa e frágil, situada no interior do canal medular, que se estende pelo centro da coluna vertebral.