Qual o nome do navio de Cabral?

Perguntado por: ldamasio5 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

nau São Gabriel

A nau São Gabriel (no canto inferior direito), juntamente com a nau São Rafael e a nau Bérrio. Representado nesta descrição de cerca de 1558. Pedro Álvares Cabral pode ter utilizado esta embarcação na Descoberta do Brasil.

A frota de Cabral era formada por nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos.

Após naufrágio há seis anos e restauro orçado em R$ 900 mil, a réplica da Caravela Anunciação, de Pedro Álvares Cabral, foi entregue neste domingo (28) para visitação na Lagoa do Taquaral, em Campinas (SP). Após a reforma, a embarcação foi posicionada às margens lagoa e não mais dento da água.

Foi o Navio Tartaruga, este foi desenvolvido com laminados de ferro. Por volta de 2 000 a.C., a Civilização Minoica em Creta tinham evoluído nos exercícios de um controle efetivo da área naval, na parte leste do Mediterrâneo.

Encouraçado Tamandaré
Foi o primeiro navio encouraçado construído no Brasil. Desempenhou papel importante operando no Rio Paraguai, na Guerra da Tríplice Aliança.

Para isso, saiu de Lisboa em 09 de março de 1500, com uma esquadra formada por 13 embarcações (3 caravelas e 10 naus). Era a maior expedição marítima que já se tinha organizado.

A frota de Cabral era formada por nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

caravela

A caravela se tornou o mais famoso tipo de navio usado nas jornadas dos descobrimentos, mas havia também a nau, embarcação mais lenta, mas que possuía maior capacidade de carga e podia levar um número maior de canhões e tripulantes.

A principal inovação do período das grandes navegações foi o uso de caravelas, um tipo de embarcação pouco utilizada para explorações. A caravela era um barco pesqueiro, utilizado principalmente ao longo da costa da Europa, mas que também podia ser utilizado em alto mar.

A expedição de Pedro Álvares Cabral contou com treze embarcações e uma tripulação de mil e quinhentos homens, partiu do Rio Tejo em Lisboa, em 9 de março de 1500 e na manhã do dia 22 de abril, avistaram o Monte Pascoal.

Seu nome foi escrito durante sua vida como "Pedro Álvares Cabral", "Pero Álvares Cabral", "Pedr'Álváres Cabral", "Pedrálvares Cabral", "Pedraluarez Cabral", entre outros.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.

Os bastidores da viagem de 44 dias que levou Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentas, calmarias e doenças; apenas 500 dos 1,5 mil homens que saíram de Portugal conseguiram voltar para casa - e quatro pessoas ficaram no Brasil. Leia reportagem aqui.