Qual o nome do músculo que se articula com o osso temporal e o osso esterno?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

O músculo esternocleidomastóideo é um músculo de duas cabeças. A cabeça esternal se origina do manúbrio do esterno, e a cabeça clavicular, da porção média da clavícula. A sua inserção ocorre no processo mastoide do osso temporal e na linha nucal superior do osso occipital.

Este importante músculo cervical em ação unilateral, flete lateralmente o pescoço (ou seja, vira o pescoço para o lado – seja ele direto ou esquerdo) e gira a cabeça de modo a aproximar a orelha do ombro ipsilateral enquanto eleva e gira o mento para o lado oposto.

A mandíbula é composta pelo osso mandíbula, que forma o maxilar inferior, e pelo osso maxila, que forma o maxilar superior. A mandíbula articula-se com o osso temporal através da articulação temporomandibular (ATM).

Músculo Temporal
Esse músculo está posicionado na parte lateral do crânio e seu formato se parece com um leque. É considerado o músculo mais poderoso da face.

Com base na classificação histológica, os três tipos de articulações no corpo humano são fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Com base na classificação funcional, os três tipos de articulações são sinartroses (imóveis), anfiartroses (pouco móveis) e diartroses (móvel livre).

  • Articulações sinoviais.
  • Articulações fibrosas.
  • Articulações cartilaginosas.

Os ossos temporais são um par de ossos simétricos e bilaterais que constituem uma grande porção da parede lateral e da base do crânio. Eles são ossos altamente irregulares com anexos musculares extensos e articulações com os ossos circundantes.

Os ossos temporais são irregulares e formam as regiões laterais inferiores do crânio e partes de assoalho. Cada osso temporal tem uma forma complexa e é dividido em três partes principais: parte escamosa, parte timpânica e parte petrosa.

Músculo triangular espesso no OMBRO cuja função é aduzir, flexionar e estender o braço. É um sítio comum de INJEÇÕES INTRAMUSCULARES.

Cadeia inspiratória
diafragma”, esternocleidomastoideo, longo do pescoço, escalenos, intercostais, espinhais dorsais, peitoral menor e maior.

Incline a cabeça lateralmente o máximo que conseguir e mantenha a posição por 5 segundos. Repita o movimento para o lado oposto e segure por mais 5 segundos. Repita o movimento 5 vezes para cada lado.

Na norma lateral do crânio também observamos a única articulação sinovial do crânio, a articulação têmporo-mandibular (ou ATM). É classificada como articulação sinovial condilar, articulação dependente entre o côndilo da mandíbula e a fossa da mandíbula no osso temporal.

Resposta verificada por especialistas. A articulação do tipo esquindilese é uma sinartrose onde um osso encaixa no outro, como é o caso da articulação entre a mandíbula e a têmpora, essa articulação permite que a mandíbula se articule também com a maxila, que está unida a têmpora por uma sutura (alternativa D).

As articulações, ou juntas, do crânio são denominadas suturas e são classificadas como articulações (sinartroses) fibrosas. A sutura coronal ou frontal separa o osso frontal dos dois ossos parietais; A separação entre estes dois ossos na linha média é a sutura sagital.

O músculo temporal é o mais poderoso da articulação temporomandibular. De forma funcional, ele é dividido em duas partes: Tem a interior, que cursa e move a mandíbula para a frente (protrusão) e as fibras da parte posterior, que puxam a mandíbula para trás (retração).

Músculo temporal: tem origem na fossa temporal e na fáscia temporal, e adquire o formato de leque, localizado na lateral craniana. Músculo pterigóideo medial: responsável pela ligação entre a mandíbula e a maxila, e aos ossos esfenoide e palatino.

Músculo Temporal – eleva a mandíbula, contrai os feixes anteriores na abertura máxima e os feixes posteriores na retração mandibular, age no deslocamento contralateral. É fundamental na determinação do tônus muscular da posição postural da mandíbula.