Qual o nome do músculo que levanta o braço?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

O principal músculo para realizar a flexão do braço (levantar o braço) é o deltóide - o mais forte e superficial.

Braços e Pernas
Estruturas anatômicas: O braço se move em relação ao tronco e ao ombro. A perna se move em relação ao quadril. Eixos de referência: O movimento acontece no plano frontal.

Tríceps braquial

Tríceps braquial
Ele é o maior músculo do braço e o único ocupante do compartimento posterior do braço, sendo claramente visível na parte de trás do braço, especialmente em atletas bem treinados. Como o próprio nome sugere, o tríceps é composto por três cabeças: longa, lateral e medial.

deltóide

trapézio, que eleva o ombro; — deltóide, que eleva lateralmente o braço; — grande dorsal, que puxa o braço para baixo. O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).

No geral, a inflamação acontece quando a lesão do manguito rotador está instável (aumento da lesão, atrofia, etc). Pode ocorrer ainda de a estrutura lesionada sofrer uma tração exagerada (esforço físico) ou um conflito anatômico com outras estruturas (síndrome do impacto com acrômio curvo ou lateralizado, geralmente).

O tratamento de tendinite do manguito rotador pode ser conduzido de diferentes formas, desde o uso de medicamentos inflamatórios, até o repouso ou descanso completo. A infiltração medicamentosa também pode ser feita para aliviar a dor, assim como procedimentos cirúrgicos, indicados no caso de ruptura total do tendão.

O nervo ulnar é um dos três principais nervos que saem da coluna e vão até a mão. Anatomicamente ele corre pela porção interna do braço e passa atrás do cotovelo num sulco ósseo, atrás de uma saliência chamada de epicôndilo medial. Nesse local ele pode ser facilmente palpado abaixo da pele, como uma corda.

músculos deltóide

Os músculos deltóide e supraspinhal são os principais abdutores do braço. O deltóide é um músculo com três partes e sua parte média (porção acromial) é a parte abdutora por excelência.

A fraqueza muscular pode ser um sinal ou sintoma de algumas doenças neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), acidente vascular cerebral (AVC) e hérnia de disco cervical.

Ele auxilia o músculo braquial para realizar a flexão do cotovelo. Curiosamente, ele tem papel secundário nessa função de flexão, sendo o músculo braquial o principal flexor do cotovelo. A sua outra função é a de supinação, que é a rotação do antebraço (movimento de colocar a palma da mão para cima).

Os músculos extensores extrínsecos são responsáveis pela extensão das articulações metacarpofalangianas e interfalangianas, compreendendo o extensor dos dedos, o extensor do indicador e o extensor do dedo mínimo(3).

O nome “bíceps” faz referência às suas duas cabeças, que se fundem distalmente em um único ventre, dando-lhe sua forma distinta.

Ele possui sua estabilidade através de ligamentos e músculos da região, que mantém o úmero no local e permite toda a amplitude de movimentação. Por ser uma articulação instável, o ombro tem maior predisposição a lesões de suas estruturas.

Resumo sobre músculos do ombro: deltóide, supraespinhal, infraespinhal e mais

  • Músculos do ombro: deltóide.
  • Músculos do ombro: supraespinhal.
  • Músculos do ombro: infraespinhal.
  • Músculos do ombro: redondo menor.
  • Músculos do ombro: subescapular.
  • Músculos do ombro: redondo maior.
  • Sugestão de leitura.
  • Referências.

A principal função do músculo trapézio é estabilizar a escápula em sua posição anatômica, principalmente durante movimentos do ombro ou do membro superior. Um dos movimentos em que o trapézio está tipicamente ativo é o arremesso, no qual age juntamente com o músculo deltoide e os músculos do manguito rotador.

Na maioria dos casos, o tempo de internação é de apenas um dia. A cicatrização inicial da região do manguito rotador demora cerca de seis semanas.

O deltoide e todo o manguito rotador devem, também, secundariamente, ser reforçados. O tratamento conservador deve ser mantido por um período de no mínimo 3 meses, podendo ser prolongado na dependência da melhora clínica.

Deixar uma lesão no manguito rotador sem cuidados pode torná-la irreparável. Além disso, a ausência de tratamento pode fazer com que a lesão aumente, causando atrofia do músculo e do tendão, bem como diminuindo a elasticidade com o passar do tempo.

Dificuldade de levantar o braço pode ser sinal de fratura na clavícula. Com o exame físico, e auxílio das, os(as) médicos(as) podem diagnosticar a fratura ou rachadura da clavícula.