Qual o nome do músculo mais importante do coração?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

No organismo, o tecido muscular cardíaco é encontrado no músculo do coração (miocárdio).

As paredes do coração são formadas por um musculo potente: O MIOCARDIO.

O miocárdio é uma das camadas que formam a parede do coração, destacando-se por ser a porção intermediária e também a mais espessa dentre as camadas. O miocárdio é uma das camadas que formam a parede do coração, constituído por tecido muscular estriado cardíaco.

A principal função do miocárdio é facilitar a contração e o relaxamento da parede cardíaca, para receber e bombear o sangue na circulação sistêmica.

O miocárdio é a parte média da parede do coração. A porção mais interna se chama endocárdio e a mais externa pericárdio. O miocárdio é composto por um tecido muscular especial, o músculo cardíaco, e tem como função básica ejetar o sangue que se encontra no interior do coração.

Assim como os vasos sanguíneos, o coração possui algumas peculiaridades, como as 3 túnicas, que são: endocárdio (interna), miocárdio (média) e pericárdio (externa), sendo essa semelhança originada da gênese embriológica do coração, um “superespecializado” vaso sanguíneo.

O endocárdio reveste as cavidades do coração, as válvulas e os músculos associados com as válvulas. Miocárdio: é a camada média do coração e a mais espessa. O miocárdio é rico em células musculares cardíacas, sendo a camada responsável pela capacidade de contração desse órgão.

O endocárdio é a membrana que reveste internamente o coração, forrando as aurículas e os ventrículos. Esta camada de tecido membranoso intervém ainda na formação das válvulas cardíacas, as quais são responsáveis pelo controlo do sentido de fluxo do sangue, no interior do coração.

coração

O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células.

Os músculos mais rápidos são os levantadores das pálpebras, pois podem contrair-se até cinco vezes por segundo.

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

Esse processo se dá devido às propriedades funcionais das células cardíacas: automatismo, excitação, condutibilidade e contratilidade.

Tecido Muscular Liso ou Não-Estriado
Presente nos órgãos viscerais (estômago, intestino, bexiga, útero, ductos de glândulas e paredes dos vasos sanguíneos). Constitui a parede de muitos órgãos, sendo responsável por movimentos internos como o movimento dos alimentos através do tubo digestivo.

Sem contar com células novas para fazer frente ao esforço excessivo, o coração não consegue crescer indefinidamente para vencer a resistência aumentada do sistema hidráulico e bombear sangue para as regiões mais distantes do corpo.

veia cava superior

Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

- Veias: são vasos que transportam o sangue dos tecidos para o coração. As pulmonares levam o sangue arterial dos pulmões para o coração e as demais veias transportam o sangue venoso.

O miocárdio é uma das paredes do coração, representa a porção intermediária e mais espessa, entre o epicárdio e o endocárdio. Ele é constituído por músculo estriado cardíaco e consiste em feixes entrelaçados de células estriadas cardíacas, imersas em tecido conjuntivo altamente vascularizado.

Entre as enfermidades que podem se desenvolver estão a pericardite, pericardite constritiva, tuberculose, derrame pericárdico, no qual pode haver um acúmulo de plasma, sangue, pus, entre outras substâncias no espaço pericárdico, a presença de tumores, lesões traumáticas por pancada violenta ou perfuração e processos ...