Qual o nome do músculo da canela?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

tibial anterior

O músculo que se aloja na porção anterior da perna é chamado de tibial anterior. Ele é responsável por elevar o pé na corrida (fazendo um movimento de flexão do tornozelo).

Músculos do Quadríceps
Eles são: Vastus lateral: na parte externa da coxa, é o maior dos quadríceps. Ele se estende do topo do fêmur até a rótula ou patela. Vastus medial: este músculo em forma de lágrima da parte interna da coxa se fixa ao longo do fêmur e desce até a borda interna da rótula.

Os músculos da canela ficam na parte anterior das pernas e são essenciais até para atividades básicas, como caminhar e correr. É fácil exercitar a região (com ou sem equipamentos, como o elástico de resistência), mas muitas pessoas se esquecem disso quando estão treinando.

Como "fortalecer a canela"
Encoste suas costas na parede, flexione os joelhos até próximo aos 90° e tire as pontas dos pés do chão, sem mexer os calcanhares, em poucos segundos você já vai sentir seu músculo sendo estimulado. Procure fazer três séries de 20 a 30 segundos.

O principal sintoma da canelite são dores na canela, principalmente na face interna da perna. Em alguns casos, porém, a canelite pode provocar inchaço e sensibilidade ao toque, até mesmo na hora de se vestir, conta o dr.

Faça a elevação de panturrilha no smith.
Levante os calcanhares e contraia o tibial anterior. Fique nessa posição por dois segundos e, em seguida, volte ao início devagar. Faça de 10 a 15 repetições do exercício. Você vai trabalhar não somente o tibial anterior, mas também os outros músculos da área.

Como o próprio nome já sugere, a canelite é uma condição que faz com que a pessoa sinta muita dor na canela. Essa dor é causada por uma inflamação que ocorre nos tendões, músculos e na tíbia. Então, tanto atletas que usam a perna de forma excessiva ou intensa, até quem pisa de forma incorreta pode sentir essa dor.

A força excessiva suportada pelas pernas faz com que os músculos inchem e aumentam a pressão contra o osso, levando a dor e inflamação. A Canelite também pode ser acompanhada de fraturas por estresse. A batida constante das pernas no chão pode causar pequenas fissuras na tíbia e fíbula.

Anatomia e função dos músculos da panturrilha
A panturrilha, ou tríceps sural, é um conjunto de três músculos localizados na parte de trás da perna: gastrocnêmio, sóleo e plantar. Esses músculos se unem para formar o tendão de Aquiles e, então, se inserem no calcâneo, o osso do calcanhar.

Nas pernas consideramos principalmente quatro grupos musculares principais:

  • Quadríceps;
  • Glúteo máximo (glúteos);
  • Isquiotibiais;
  • Panturrilhas.

Anatomicamente, a perna envolve apenas a porção entre o joelho e o tornozelo, porém abordaremos o conceito mais amplo. Os ossos que formam essa estrutura são: fêmur, patela, tíbia, fíbula (antigamente denominada “perônio”) e tornozelo.

Dicas de exercícios para evitar canelite:

  1. 1 – Caminhada na ponta dos pés. Em pé, mantenha o corpo reto. ...
  2. 2 – Dorsiflexão com mini band. Sente-se em um banco. ...
  3. 3 – Ponta do Pés. Em pé, coloque os dois pés juntos e posição reto. ...
  4. 4 – Calcanhares. ...
  5. 5 – Caminhada Sobre os calcanhares.

Essa dor é causada por uma inflamação nos tendões, músculos e no próprio osso tíbia. De modo geral, a canelite é causada por um uso excessivo da canela e é relativamente comum em atletas que treinam de forma intensa, mas a condição pode afetar até mesmo pacientes que pisam de forma incorreta, por exemplo.

Na canelite anteromedial a dor fica localizada na parte superior da tíbia, na parte de dentro da perna ou na frente da canela. Já na canelite posterolateral, a dor se encontra na parte baixa da canela, no lado de fora da perna ou na parte de trás do osso.

Caminhada com a lateral interna do pé: o oposto do anterior, com uma caminhada usando apenas a parte interna dos pés; Alongamento da panturrilha: este alongamento é feito em pé e visa alongar os músculos da região. Se você não alcança a ponta dos pés, pode começar segurando na canela, por exemplo.

O uso combinado de medicações, exercício e fisioterapia é a principal forma de tratamento para o problema. Inicialmente, a pessoa deve cortar os treinos e fazer repouso absoluto por alguns dias para a recuperação da área afetada. Após recomendação do médico ou fisioterapeuta, a pessoa deve voltar a fazer exercícios.

Medicamentos para canelite
Os principais anti-inflamatórios não esteróides são os seguintes: Ácido Acetilsalicílico (Aspirina); Ibuprofeno (Advil); Naproxeno sódico (Flanax).

A falta de auxílio pode causar uma fratura na região, deixando a pessoa com mais dificuldade de locomoção, além de precisar de um tratamento cirúrgico em casos gravíssimos. Ou seja, a recomendação é tratar a canelite assim que as fadigas na região começarem a aparecer.