Qual o nome do monte que Deus falou com Moisés?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

monte Sinai

Moisés subiu ao monte Sinai quando o Senhor o chamou para libertar os israelitas do cativeiro egípcio. (Ver Êxodo 3.) O Senhor prometeu que depois que ele guiasse os filhos de Israel para fora do Egito, eles iriam “[servir] a Deus neste monte”, ou seja, o monte Sinai.

, também conhecido como Monte Horebe, é uma montanha imponente localizada na Península do Sinai, no Egito. É um local de grande importância religiosa, especialmente para o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Monte Sinai

Êxodo 19—O Senhor faz convênios com o povo e aparece no Monte Sinai. Êxodo 20:1–22—São revelados os dez mandamentos. Êxodo 24:12, 18—Moisés fica no Monte Sinai por quarenta dias.

monte Sinai

O Senhor usou Seu dedo para escrever Sua lei e Seus mandamentos nas tábuas de pedra. Por 40 dias, o Senhor ensinou muitas coisas a Moisés. Enquanto Moisés estava no monte Sinai, o povo ficou cansado de esperar por ele.

Portanto, o Monte Sinai, ou Monte Horebe, é um local bastante significativo na narrativa bíblica e recebe notável proeminência no Antigo Testamento. Além disso, também fica claro que “Monte Sinai” e “Monte Horebe” são nomes usados para designar a mesma região.

Estudo das Escrituras
Êxodo 19 contém o relato de três ocasiões em que Moisés subiu ao monte Sinai e de lá desceu. Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo.

Península Sinai
Nesta região está o deserto onde o povo de Israel andou por quarenta anos. Alguns fatos interessantes que aconteceram nesta região, monte Sinai ou Horebe, são: Moisés recebe a revelação de quem é Deus, na sarça ardente (Êxodo 3:1-5) A água que sai da rocha e mata a sede do povo (Êxodo 17:6)

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

A história de Moisés recebendo os Dez Mandamentos no Monte Sinai está entre as mais famosas da Bíblia. Moisés fica sozinho com Deus por quarenta dias, no topo de uma montanha. No final, ele desce com duas tábuas de pedra e seu rosto está radiante.

Do grego, o Monte Sinai (também conhecido em hebraico como Monte Horebe, ou em árabe como Jebel Muça, que significa “Monte de Moisés”) está situado no sul da península do Sinai, no Egito.

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje compreenderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

Segundo essa mesma tradição, esse também é o local onde Elias se escondeu de Jezabel. O Monte Sinai tradicional fica no Egito. Localizado na Península do Sinai, essa montanha é visitada há mais de 1600 anos por fiéis de muitas nações. A Península do Sinai fica entre os golfos de Suez e de Áqaba.

monte Nebo

O monte Nebo na Jordânia com cerca de 817 m de altitude, é mencionado na Bíblia como o local onde Moisés viu a Terra Prometida e onde morreu, sem chegar a entrar nessas terras, que viu ao longe.

Numa das três viagens que Moisés fez até o alto do monte Sinai (ver Êxodo 19), Deus ensinou-lhe os mandamentos que lemos em Êxodo 20. Esses ensinamentos são conhecidos como os Dez Mandamentos.

Durante o êxodo, um dos momentos mais marcantes, segundo o relato bíblico, é a abertura do Mar Vermelho pelo profeta para que seu povo fugisse da perseguição do faraó, que havia se arrependido de sua decisão. É nesta jornada que Moisés recebe de Deus as tábuas dos dez mandamentos.

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.

Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus. “Subimos ao monte do Senhor” quando nos preparamos para entrar no templo e depois entramos nele.

Quando o Senhor livrou os israelitas do Egito, Ele disse que os conduziria à terra de Canaã, que era a terra que tinha sido prometida a Abraão, Isaque e Jacó e sua posteridade para sempre.