Qual o nome do médico que cuida do espermograma?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Primeiramente o urologista realiza o diagnóstico do problema. O diagnóstico é baseado no resultado do espermograma e exames adicionais, quando necessário, anamnese e exame físico. Dependendo da patologia diagnosticada, irá sugerir tratamentos cirúrgicos ou clínicos.

Exames complementares, como o espermograma, que analisa a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, são solicitados. Antes de começar a pensar se há a possibilidade de ser infértil ou estéril, é importante procurar um médico especialista em reprodução humana para uma investigação completa do casal.

A vitamina E pode ser protetora para mutações nos espermatozóides e auxiliar na produção de hormônios importantes para a fertilidade masculine, alêm de ser também um importante anti-oxidante. Suas fontes principais são: óleo de germe de trigo, óleo de girassol, nozes, amendoim e brócolis.

O uso de medicamentos como um dos tratamentos para infertilidade masculina é principalmente indicado nos casos de baixa produção dos espermatozoides e com o paciente apresentando deficiências nos níveis hormonais. Nestas situações, o tratamento hormonal adequado pode levar à melhora na produção dos espermatozoides.

Sim existem situações como infecções virais ( gripe ), exercicios fisicos excessivos, tabaco, álcool, drogas, não respeitar o tempo de abstinência adequado, estresse excessivo, privação de sono, virose, dentre outras, que podem alterar de maneira negativa o resultado do seu espermograma.

O tempo para o resultado varia entre laboratórios, porém usualmente o resultado é liberado em até 3 dias após a coleta. Quanto custa um exame de Espermograma? O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 20,00 e R$ 80,00.

Como saber se posso engravidar: sinais de infertilidade

  1. Menstruação irregular. Algumas mulheres têm dificuldade para identificar em qual período do mês a menstruação chegará. ...
  2. Varicocele. ...
  3. Dor durante a relação sexual. ...
  4. Condição ginecológica. ...
  5. Doenças crônicas. ...
  6. Idade avançada. ...
  7. Peso diferente do ideal.

Fatores externos
Em 20% dos casos, esse bloqueio é definitivo e deixa o homem estéril. Tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, exposição excessiva ao calor intenso e à poluição ambiental ou por toxinas podem ser outras interferências no volume ou qualidade do sêmen. Não espere a situação se tornar irreversível.

O espermograma é o principal exame de avaliação da infertilidade, sendo na maioria das vezes o primeiro a ser solicitado na investigação do homem infértil.

Lepidium meyenii, conhecido como Maca, é tradicionalmente conhecido por melhorar a fertilidade de homens na região andina do Peru. Estudos com essa planta comprovaram um efeito protetor.

Os fatores que levam o homem à infertilidade podem ser divididos em: pré-testiculares (genético, hormonal), testiculares (varicocele, infeccioso, criptorquidia) e pós-testiculares (obstrutivos, imunológicos).

Estudos mostram que o consumo de salmão, nozes e tomates melhora a fertilidade do homem. Esses alimentos aumentam o desejo sexual e a quantidade e a mobilidade de espermatozoides.

O zinco também pode aumentar a concentração de espermatozoides. A vitamina E, encontrada em abacates, é importante para a saúde reprodutiva masculina porque melhora a quantidade e a motilidade dos espermatozoides.

Proviron® (mesterolona) aumenta o número e melhora a qualidade dos espermatozoides e do sêmen, o que aumenta a fertilidade masculina. É apresentado em comprimidos de 25 mg e a forma de uso e a duração do tratamento devem ser determinados por um médico de família ou urologista.

Existe possibilidade de fecundação com a contagem de espermatozoides baixa? Existe possibilidade de fecundação com a contagem de espermatozoides baixa? Sim, um pouco mais difícil, mas é viável.

Geralmente, essa coleta é realizada na própria clínica, na qual você é encaminhado a um local apropriado para isso. Em alguns casos, você pode coletar o material em casa e levar até o laboratório em um recipiente estéril e hermeticamente fechado, até uma hora após a coleta.