Qual o nome do médico que cuida de ansiedade?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade. “Estamos falando de uma patologia que exige o uso de medicamentos ou psicoterapia”, explica o dr. Vieira Filho.

A ansiedade quando incomoda significa que algo precisa ser feito. É importante buscar a ajuda de um profissional especializado nessa área, como um psicólogo. Não é um defeito, e pode se manifestar sem uma razão aparente, por isso a importância de buscar ajuda profissional.

A ansiedade com sintomas exacerbados, como taquicardia frequente, sudorese, irritabilidade e perturbação do sono, precisam ser medicados. O profissional habilitado para o tratamento medicamentoso é o psiquiatra.

Medicamentos mais usados no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG):

  • Alprazolam (Frontal);
  • Diazepam (Valium);
  • Lorazepam (Lorax);
  • Clonazepam (Rivotril).

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

"Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. Elas temem o futuro e acham muito difícil evitar esse tipo de preocupação", descreve a pesquisadora.

O cérebro reage com uma descarga de adrenalina, e o corpo começa a produzir sintomas físicos. Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos.

“Os transtornos ansiosos são condições crônicas. Se não forem tratados, a tendência é que se agravem com o passar do tempo. Os sintomas que, no início do quadro, quase não incomodam ou mal são notados pelo paciente e pelos familiares, passam a incapacitar o indivíduo”, afirma o psiquiatra Gustavo Faria.

Inspire e expire pelo nariz e comece enchendo o abdome de ar. Em seguida, sinta o ar subir para o peito. Ao expirar, esvazie o tórax primeiro e depois sinta o abdome esvaziar como um balão. Este padrão respiratório lento, consciente e específico ajuda a focar a mente no momento presente.

Diferente da ansiedade, a depressão não é normal mesmo em dosagem baixa. Ela não é saudável em nenhum aspecto e só tem impactos negativos na vida do paciente. Tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo.

Palpitações;

  • Palpitações;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia;
  • Aumento da pressão arterial; Sudorese excessiva;
  • Dor de cabeça; Alteração nos hábitos intestinais;
  • Náuseas;
  • Aperto no peito;
  • Dores musculares.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Os prejuízos do TAG são muito grandes, pois a pessoa sente-se paralisada, sem conseguir realizar suas atividades além de enfrentar problemas para dormir (insônia), dores de cabeça, indisposição, angústia e tensão constante.

Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.

6 remédios caseiros comprovados para ansiedade

  1. Kava-kava. ...
  2. Valeriana. ...
  3. Ashwagandha. ...
  4. Erva cidreira. ...
  5. Camomila. ...
  6. Lavanda.

Se a ansiedade é constante, o risco de desenvolver hipertensão e patologias cardíacas é maior. Já em indivíduos com problemas cardíacos já diagnosticados, a ansiedade pode causar a obstrução de vasos responsáveis pelo transporte do sangue ao coração.