Qual o nome do médico que cuida da mandíbula?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Dor e alterações nos maxilares em movimentos de abertura e fechamento de boca deve ser cuidadosamente avaliados por um cirurgião Bucomaxilofacial. Esse profissional é especializado e capacitado a tratar as alterações relacionadas aos ossos da face.

A seguir vamos descrever algumas das causas mais comuns para esse desconforto:

  • Bruxismo. O bruxismo (ranger os dentes) pode causar danos graves aos dentes e é uma das causas principais da dor na ATM. ...
  • Osteomielite. ...
  • Disfunções temporo-mandibulares. ...
  • Condições dentárias. ...
  • Abscessos dentários.

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.

Sentir dor no maxilar perto do ouvido pode ser associado ao que chamamos de distúrbios da articulação temporomandibular (DTM).

Ás vezes, a mandíbula pode voltar ao lugar sem que seja necessário tratamento, no entanto, se isso não acontecer, pode ser necessária a intervenção de um dentista, ou outro médico, que vai colocar a mandíbula de volta no local, puxando-a para baixo e inclinando o queixo para cima, de forma a reposicionar o côndilo.

Colocando uma mandíbula deslocada de volta ao seu lugar
Colocam os outros dedos ao redor da parte inferior do maxilar inferior. Pressionam para baixo sobre os dentes de trás e empurram o queixo para cima, até que as articulações da mandíbula retornem para sua posição normal.

Há quem fale de um custo variável entre R$ 13.000,00 a R$ 30.000,00, dependendo do tipo de cirurgia, dos profissionais envolvidos e do hospital realizado. Por isso, é necessário checar e escolher um profissional de confiança para o procedimento.

Os principais sintomas são:

  • Som de cliques ou estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Dificuldade para abrir a boca;
  • Edema facial;
  • Enxaquecas fortes e recorrentes;
  • Dores intensas próximo aos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular.

Quais os sintomas do maxilar inflamado? Os principais sintomas de uma inflamação no maxilar são as dores moderadas a intensas, o edema local, vermelhidão e geralmente a perda de mobilidade da articulação temporomandibular.

Em caso de dor no maxilar, especialmente se surgirem outros sintomas, é importante consultar um clínico geral. O tratamento depende da causa e pode envolver medicamentos como analgésicos ou antibióticos e, em alguns casos, cirurgia.

Mandíbula estalando ao abrir e fechar a boca pode ser sinal de disfunção na ATM (Disfunção Temporomandibular) Ouvir a mandíbula estalando ao bocejar, mastigar ou falar é indício de que algo não vai bem.

Massageie todo o maxilar onde há dor com as pontas dos dedos em movimentos leves e circulares. Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por algumas vezes. Com as duas mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.

Veja só:

  1. Sente-se numa cadeira com encosto para manter a postura ereta;
  2. Coloque a língua no céu da boca;
  3. Em seguida, tente abrir a boca com a língua ainda na mesma posição;
  4. Enquanto isso respire lentamente por alguns segundos e expire aos poucos;
  5. Feche a boca e, se não sentir dor, repita o exercício umas 10 vezes.

"Exercícios mandibulares, alongamentos, mastigação branda e compressa morna podem ser realizados em casa para diminuir o impacto das dores na região”, aconselha.

A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano.