Qual o nome do MDF que pode molhar?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Mas hoje já existe um MDF chamado de ultra, que tem o miolo verde e é mais resistente à água, e consegue suportar a umidade ou até molhar. É o mais usado para ambientes molhados.

Mantenha o MDF longe da água
Apesar de existir um modelo de MDF específico para ambientes úmidos, nenhum tipo de MDF possui resistência à imersão em água, pois, quando isso acontece, o material estufa e esse processo é irreversível.

O MDF Ultra Premium da Duratex tem uma tecnologia exclusiva que garante muita resistência à umidade. Ele combate a ação de cupins e bactérias, suporta umidade relativa do ar por bastante tempo e ainda tem cinco anos de garantia.

Geralmente, o MDF e o compensado são mais em conta que o compensado naval. Mas o mais caro é a madeira maciça. “O MDF cru costuma ser em torno de 20% mais barato que o compensado, também sem revestimento.

O preço de uma folha de MDF naval com 15mm de espessura e dimensões de superfície de 2740 x 1830 mm varia entre R$260,00 e R$300,00, em média.

Há também o HDF (High Density Fiberboard que significa painel de fibras de madeira de alta densidade), também feito de fibras de madeira compactadas com resina, porém sua densidade é maior que a do MDF, ou seja, é mais resistente, porém com custo mais elevado.

MDF naval é um material feito com lâminas de madeira postas uma sobre a outra e coladas com resina fenólica WBP. As peças são sobrepostas em sentido alternado, uma a uma, em número ímpar, com capas no mesmo sentido.

  1. Etapa 1: reúna todos os materiais. ...
  2. Etapa 2: lixe a superfície de MDF. ...
  3. Etapa 3: limpe a superfície. ...
  4. Etapa 4: verifique a superfície do MDF para impermeabilização. ...
  5. Etapa 5: aplique uma camada de goma-laca sobre a superfície. ...
  6. Etapa 6: deixe o revestimento secar. ...
  7. Etapa 7: a superfície do MDF está pronta para pintar.

Temos outras espécies de madeiras nativas com boa durabilidade também, como o Cumaru, com alta resistência à umidade e ao ataque de brocas e fungos. Além de Ipê, Maçaranduba, Pitomba, Eucalipto, Púbis, Cedro, Peroba, Jatobá e Itaúna.

Não é indicado molhar o MDF, pois a água pode infiltrar e inchar a madeira. Por isso, use um borrifador ou um pano bem torcido.

Já as texturas em MDF que usam High Gloss têm uma aparência imediatamente oposta ao Super Matte, pois não são foscas. Ao permitir níveis de brilho, esses painéis também permitem a criação de efeitos visuais interessantes na composição dos ambientes.

Basicamente existem 4 tipos diferentes de MDF disponíveis no mercado, desde o comum, que é mais barato e mais comum de ser encontrado, até o super ultra, que já se trata de um material mais caro devido algumas propriedades que possui como a resistência a água.

MDF Ultra: tendo um hidrorepelente para melhor absorção de água em sua composição, o torna mais resistente do que um MDF comum. Sendo assim, é o mais indicado para a fabricação de mobiliário de cozinhas, lavabos, banheiros, lavanderias e até mesmo em projetos para mobiliar sua casa de praia.

Ipê

Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.

Continuar lendo Pode dar cupim em MDF?