Qual o nome do líquido que faz a pessoa desmaiar?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A inalação de solventes como éter, clorofórmio ou metanol poderia provocar entorpecimento e desmaio em poucos segundos. Produtos químicos borrifados no ar podem provocar tontura, visão embaçada e até desmaios com perda dos sentidos.

O clorofórmio, conhecido também por triclorometano, é um líquido incolor e volátil que produz efeito anestésico, por ser muito volátil absorve calor da pele. O que ocorre é que com a temperatura reduzida, os nervos sensitivos não exercem suas funções e a sensação de dor também é diminuída.

O início dos efeitos, após a aspiração, é bastante rápido – de segundos a minutos no máximo – e em 15-40 minutos já desaparecem; assim o usuário repete as aspirações várias vezes para que as sensações durem mais tempo.

Em apenas alguns segundos, a vítima cai inconsciente a graça do criminoso. Parece fácil, mas não é bem assim que funciona o efeito sedativo do triclorometano, mais conhecido como clorofórmio.

“A pessoa precisa abrir as pernas e colocar a cabeça perto dos joelhos”, ensina o socorrista. “Enquanto ela força a cabeça para cima, quem está prestando socorro pressiona para baixo”.

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos.

Por que a pressão cai? A causa mais comum da hipotensão é a desidratação, já que a perda de água – pela respiração, pela urina, pelo suor – reduz o volume sanguíneo no organismo. No calor intenso, a queda pode ser mais frequente porque as artérias se dilatam mais do que o normal e o sangue circula sem resistência.

Desmaio causado por estresse ou emoção intensa
Existem circunstâncias que levam a esta Síndrome, que podem ser psicológicas como estresse intenso ou uma emoção forte (como ver sangue) e físicas, como calor excessivo, esforço intenso, dor forte ou gravidez. Em comum, todos essas situações podem estimular o nervo vago.

As melhores opções de Clorofórmio você encontra aqui, na Leroy Merlin. Além de comprar 120 produtos de diferentes modelos, você ainda pode aproveitar os menores preços em ofertas exclusivas e todas as facilidades para fazer suas compras!

Solução a base de Solventes Orgânicos Clorofórmio 60% Garrafa - 1 Litro em Promoção na Americanas.

Logo após a inalação, é comum a sensação de formigamento nas mãos e no rosto e um barulho nos ouvidos, acompanhados de uma grande sensação de felicidade, vontade de rir e alucinações. Após o efeito da droga, o saldo são náuseas, depressão, dores de cabeça e mal estar.

O clorofórmio é um líquido claro, volátil e com odor característico, usado como solvente em vários produtos (vernizes, ceras, gorduras, óleos, graxas), agente de limpeza a seco, anestésico, em extintores de incêndio, intermediário na fabricação de corantes e agrotóxicos, fumigante para grãos e na fabricação de ...

O principal efeito da inalação de clorofórmio por curto prazo é a depressão do sistema nervoso central. O uso do clorofórmio como anestésico foi interrompido devido a mortes por arritmia cardíaca e insuficiência respiratória.

A inalação de clorofórmio pode provocar tonturas, fadiga e dores de cabeça. A inalação ou ingestão de clorofórmio durante períodos alargados de tempo pode provocar danos ao seu fígado e rins. Pode provocar feridas se grandes quantidades tocarem na sua pele.

A substância analgésica orfenadrina, quando associada com a dipirona, pode causar boca seca, tremor, alucinações e anormalidade nos batimentos cardíacos. A superdosagem de 2 gramas a 3 gramas da substância, o equivalente ao consumo de mais de 50 comprimidos de uma vez, pode levar ao delírio, coma e até ao óbito.

O álcool em excesso no organismo acaba inibindo o sistema nervoso central, levando à incapacidade de manter a respiração, à diminuição dos batimentos cardíacos, queda da pressão arterial e alteração no mecanismo de resfriamento do corpo. Alguns sintomas envolvem: Desmaio.

Pode ser obtido a partir do etanol fazendo-o reagir com cal clorada ou com uma solução de um hipoclorito alcalino e destilado. Pode também usar-se acetona ordinária em vez de etanol. É ainda possível obter clorofórmio por cloração de metano seguido da separação da mistura dos produtos.

O que pode causar um desmaio? Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.