Qual o nome do hormônio liberado pela neuro-hipófise na corrente sanguínea?

Perguntado por: smatos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

A neuroipófise é considerada uma expansão do hipotálamo. Ela armazena e secreta dois hormônios: ocitocina ou oxitocina e ADH (hormônio antidiurético), também chamado de vasopressina.

Neuro-hipófise
Sua função é armazenar e secreta dois neuro-hormônios que estão descritos no quadro abaixo. Responsável pela reabsorção de água nos rins, reduzindo o volume da urina e perda excessiva de água. Atua no estímulo da musculatura do útero. Possui um importante papel na expulsão do feto no momento do parto.

O lobo anterior da hipófise produz e libera (secreta) seis hormônios principais: O hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), também denominado corticotrofina, que estimula as glândulas adrenais a produzirem cortisol e outros hormônios.

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem a função de promover as Contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. A oxitocina ficou conhecida também como o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar.

Este hormônio é chamado de vasopressina, pois aumenta a pressão sanguínea ao induzir uma vasoconstrição moderada sobre as arteríolas do corpo.

Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), secretado pela anterior da glândula pituitária, afeta principalmente a secreção de glicocorticóides e andrógenos supra-renais pela glândula supra-renal e, em bem menor quantidade, estimula a libertação de aldosterona. A medula adrenal produz catecolaminas.

O ADH é um hormônio secretado pela neuro-hipófise, porém produzido no hipotálamo, pois, como já disse em outros artigos, a neuro-hipófise não realiza produção de hormônios, o que ela faz é armazená-los e secretá-los. Sendo assim, o hipotálamo produz o ADH, por meio dos núcleos paraventricular e supraóptico.

ocitocina

A neuroipófise é considerada uma expansão do hipotálamo. Ela armazena e secreta dois hormônios: ocitocina ou oxitocina e ADH (hormônio antidiurético), também chamado de vasopressina.

A tireoide tem como função produzir, armazenar e liberar hormônios da circulação sanguínea. Os principais hormônios produzidos pela tireoide são os triiodotironina (T3), tiroxina (T4) e a calcitonina. Esses hormônios controlam o metabolismo e equilíbrio entre todos os sistemas do corpo (homeostase).

Produz ocitocina e hormônio antidiurético, dois hormônios que são liberados pela neuro-hipófise. O hormônio antidiurético atua na reabsorção de água.

O FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos.

Conhecida como hormônio do amor, a ocitocina também é um importante hormônio no corpo humano. Ele é responsável por sensações reconfortantes durante interações sociais e físicas. Aliás, tem uma série de funções ligadas com à reprodução.

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo.

A serotonina e a dopamina são neurotransmissores que têm diversas funções no corpo, colaborando para que todo o organismo funcione adequadamente. Seu papel no cérebro é atuar na transmissão de dados entre os neurônios.

A liberação da serotonina acontece quando você se sente valorizado ou importante e logo após uma atividade que seja fonte de prazer – seja ter uma relação sexual, dar risada com os amigos ou comer seu prato preferido.

Ocitocina é o “hormônio do amor”? A ocitocina é nomeada como o “hormônio do amor” devido ao seu papel nos comportamentos afetivos humanos. Ela aumenta a confiança interpessoal e regula alguns aspectos da cognição, como o olhar “olhos nos olhos” e o amor entre pares.

Confira uma lista com os principais hormônios da felicidade e utilize-os a seu favor

  • Os principais hormônios da felicidade.
  • Melatonina.
  • Serotonina.
  • Dopamina.
  • GABA.
  • Endorfina.
  • Ocitocina.
  • Noradrenalina.

A ocitocina é liberada em situações de afeto, abraços, aumenta a libido, alivia estresse e ansiedade e melhora as habilidades sociais. Comportamento: Sob a ação da ocitocina nos tornamos mais calmos, afetuosos e empáticos, tendemos a confiar mais nas pessoas e nos mostramos mais dispostos a ajudá-las.

Os hormônios ocitocina e ADH são produzidos no hipotálamo, nos núcleos paraventricular e supra-optico respectivamente, descem pelos longos axônios ligados às neurofisinas (proteína) e chegam até os vasos drenam a “pars nervosa” da hipófise.