Qual o nome do fundador da cidade do Recife?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Duarte Coelho Pereira

O português Duarte Coelho Pereira (c. 1480-1554), que havia iniciado a povoação de Pernambuco em 1536 – um ano após receber a doação da Capitania de Pernambuco do rei dom João III, de Portugal – referiu-se à cidade como “Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios” em Carta de Foral então concedida à Câmara de Olinda.

A povoação do Recife surgiu em 1561 passando, no ano de 1637, sob domínio holandês a denominar-se Maritzstad (Mauricéia), em homenagem a Maurício de Nassau. Elevada à categoria de vila com a denominação de Recife, por Carta Régia de 1911-1709. Instalada em novembro de 1771.

12 de março de 1537

História de Pernambuco
O território onde hoje se encontra o estado de Pernambuco foi primeiro denominado Capitania Luzitânia. A área foi doada pela Coroa portuguesa a Duarte Coelho, em 1535. Coelho se estabeleceu em Olinda, que foi a primeira capital do estado.

São Vicente

São Vicente, em São Paulo
Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil.

O bairro marítimo (Recife) por volta de 1548, era apenas um começo de povoado, formado por pescadores ou pessoas ligadas ao mar e contava com 3 armazéns. Este povoado servia de porto para a cidade de Olinda.

A cidade de Recife é conhecida como Veneza brasileira justamente pelas semelhanças fluviais com a cidade italiana! O apelido foi dado pelo escritor francês Albert Camus em 1949, durante visita ao município nordestino, que também chamou a cidade de “Florença dos Trópicos”.

O povoamento da cidade de Recife está diretamente relacionado à ocupação da costa brasileira pelas forças portuguesas a partir do processo de colonização. A chegada dos portugueses culminou na ocupação e construção dos primeiros equipamentos urbanos no território recifense.

Recife comemora 486 anos com bolo, shows e regresso de tradições.

Grande Recife tem cerca de 5.000 prédios-caixão - 07/07/2023 - Cotidiano - Folha.

As bacias que escoam para o Oceano Atlântico, constituem os chamados rios litorâneos, e os principais são: Goiana, Capibaribe, Ipojuca, Sirinhaém, Una e Mundaú e GL's.

A população da cidade de Recife (PE) chegou a 1.488.920 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -3,17% em comparação com o Censo de 2010.

Neste domingo, Olinda completa oficialmente 488 anos e o Recife, 486 anos de fundação. Segundo o professor de história Paulo Chaves, porém, essa data é controversa. "Olinda é datada de 12 de março de 1537. E, na realidade, o Recife só surge como vila em 1709.

Entre 1534 e 1536, Dom João III, rei de Portugal, instalou o sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil e dentre os primeiros 14 lotes distribuídos estava a Capitania de Pernambuco, chamada de Nova Lusitânia. Seu donatário era Duarte Coelho, que assim a batizou.

Pernambuco é o estado

Pernambuco é o estado mais antigo do Brasil. Localizado na região Nordeste, o estado, que faz divisa com Paraíba e Ceará , é uma das regiões mais antigas da Colônia Portuguesa e uma das capitanias mais ricas no período Brasil Colônia.

Os primeiros vestígios de ocupação humana no atual território pernambucano possuem cerca de 11 mil anos e se encontram nas regiões de Chã do Caboclo e Furna do Estrago. Os primeiros grupos indígenas a habitar o estado foram os da tradição cultural Itaparica e os Cariris velhos.

Igarassu

Igarassu - Pernambuco: A cidade mais antiga de Pernambuco por fundada por Duarte Coelho, dono da capitania, no dia 9 de março de 1535. Igarassu abriga o templo católico mais antigo do país, a Igreja dos Santos Cosme e Damião.

Guabiraba

A Guabiraba é o maior bairro em extensão da cidade do Recife. Com 4.617 hectares, faz parte da RPA 3 e faz limite com os bairros Pau Ferro, Dois Irmãos, Córrego do Jenipapo, Brejo da Guabiraba e Passarinho, e com os municípios de Olinda, Camaragibe e Paulista.

Totó

Totó é o menor bairro do Recife, tendo um nome curioso. Foi criado pelo Decreto municipal nº 14.452, de 1988, que reorganizou os bairros do Recife.

Os maiores municípios são Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista. A sua densidade demográfica, de 1.342,88 hab/km², é uma das mais altas do país.

O leão representa a bravura do povo pernambucano; os ramos de algodão e de cana-de-açúcar simbolizam riquezas do estado; o sol é a luz cintilante do equador; as estrelas são os municípios. Ainda estão no brasão o mar de Recife e o farol do Forte da Barra, de onde se vê a cidade de Olinda.