Qual o nome do filho de Oxóssi com Oxum?

Perguntado por: omarques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Logunedé Logunedé é filho de Oxóssi e Oxum e dono de uma beleza ímpar.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.

Oxóssi e Oxum se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga.

Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.

A Oferenda para Oxum
Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto.

Marabô, Tronqueira (Ogum/Oxóssi/Obaluayê), Exu Mangueira, Exu 7 Folhas Verdes (Oxalá/Oxóssi), Exu Folha Verde, Exu das Matas, Exu Cipó, Exu Samambaia, Exu Pantera Negra (Oxóssi/Omolu), Exu 7 Garras (Oxalá/Oxóssi), Exu Pimenta (Oxóssi/Xangô), Exu Arranca Toco (Obaluayê/Ogum/Oxóssi), Exu Quebra Galho (Oxóssi/Ogum) , Exu ...

Na história dos deuses africanos, Oxóssi é filho de Oxalá e Iemanjá, e seu nome tem origem do iorubá, linguagem especificamente africana, que significa “guardião popular”. Ele é considerado o rei de Ketu, pois livrou a população de um dos pássaros de Eleyé (donas de pássaros que possuem espíritos maléficos).

Seus números para sorte: 2, 3, 7 e 21. Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos.

Oxum

Para 2023, Oxum, divindade das águas doces, protetora da fertilidade, da gestação e do poder feminino, apareceu em várias listas apresentadas pelos religiosos como a Orixá que reinará o ano.

Os Filhos de Oxóssi são introvertidos e discretos
Têm grande senso de observação, ouvem antes de falar. São distraídos, instáveis e muito criativos. Por seu modo introvertido, eles não costumam externar as suas emoções. Têm aparência sempre calma, mantendo a mesma feição seja quando alegre ou aborrecido.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Na linha dos Caboclos de Oxóssi estão as seguintes divindades (Caboclos e caboclas): Aimoré, Pena Branca, Cabocla Jurema, Sete Flechas, Sete Encruzilhadas, Urubatã, Cabocla Jacira, Sete Estrelas da Jurema, Junco Verde, Japiassu, Boiadeiro, Pena Dourada, Rei da Mata e outros.

Conhecido pela posse de uma única flecha, Oxóssi é adorado como um caçador habilidoso que não desperdiça a valorosa chance que tem para alcançar seu objetivo. Em razão de sua destreza e sabedoria, esteve muitas vezes relacionado à incessante busca pelo conhecimento e à conquista de metas.

Por isso que existem os Exus da linha de Oxum. Na legião da vibração espiritual de Oxum, os sete chefes são: Tupãzinho, representante da Vibração Espiritual; Ori, intermediário para Oxalá, Yariri, para Iemanjá; Yari, para Ogum; Damião, para Oxóssi; Doum, para Xangô e Cosme para Abaluaê.

Quizilas de Oxum: Tangerina, carcaça da galinha, camarão vermelho, cavalinha, feijão, tapioca, galinha, Pombo. Quizilas de Oxumaré: Ovos, tudo que rasteja, abobrinha, amendoim, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca.

Abacateiro, Abre Caminho, Alecrim do Norte, Alecrim Comum, Alfavaca, Aquileia, Arnica do Mato, Chá Verde, Café Folha, Cana do Brejo, Capim Cidreira, Carqueja Amarga, Cipó Caboclo, Cipó Cravo, Cipó são João, Confrey, Hortelã, Ipê Roxo, Jurubeba Mista, Folha de Manga, Louro, Manjericão, Samambaia, Sene.

Oxóssi também faz gosto pelo inhame. Entram na oferenda ao orixá também alimentos como o feijão fradinho, que é torrado depois de deixado de molho e bem escorrido.

Assim, a simbologia de Oxum e o espelho adornado de ouro que Ela carrega torna-se um importante elemento para dissolver energias dissonantes, energias negativas que possam ser lançadas em Sua direção. Refletindo a inveja, o ciúme, o mal em geral, seu espelho põe “às claras” quem é quem, mostrando a realidade a todos.

Oxossi na Umbanda é Chefe da Falange de Caboclos e está sincretizado a São Sebastião.

Então Oxossi jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento seu e de seu filho. Por isso Oxossi não leva mel e Logun é lavado com açucar mascavo e gengibre.”