Qual o nome do faraó que morreu no mar Vermelho?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Amenófis

Amenófis, identificado com Belo, tornou-se faraó com a morte do pai, em 1511 a.C., reinou por dezenove anos e seis meses, morreu afogado no Mar Vermelho no dia 11 de maio de 1491 a.C. e foi sucedido por seu irmão Busíris e, mais tarde, por seus filhos Sethosis e Harmais.

Se isso for verdade, então o faraó opressor mencionado em Êxodo (1: 2–2: 23) foi Seti I (reinou entre 1290 a 1279 a.C.), e o faraó durante o Êxodo foi Ramessés II (c. 1279– c. 1213 a.C).

Quando Abraão (Gn 12.15 e seg.) foi ao Egito, o Faraó era Amenemete iii, da 12ª dinastia, segundo algumas autoridades.

Pesquisas mais recentes sugerem que não foi Ramsés II o faraó que enfrentou Moisés, mas sim Ahmose I (oitava dinastia) em torno de 1500 a.C. e sugerem que os arqueologistas não encontraram vestígios da passagem de Moisés e registros sobre o êxodo porque pesquisaram a época equivocada.

Ptolomeu XV Philopator Philometor César

Cesarião foi o último faraó do Egito Antigo.
Ele era da dinastia ptolomaica. Seu nome completo era Ptolomeu XV Philopator Philometor César, e ele era, supostamente, filho de Cleópatra VII com Júlio César, embora o pai nunca tenha o reconhecido publicamente.

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.

  • Merneptá
  • Ramessés
  • Amenerquepexefe
  • Meritamon
  • Nebettawy
  • Bintanath

3 O nome Ramsésaparece na Bíblia Hebraica em Gn 47:11; Ex 1:11 e 12:37; e Nm 33:3, 5. O nome Pi-Ramsés ou Per-Ramsés significa "a casa de Ramsés" em egípcio. 4 Ramsés vem do egípcio Ra-meses, "nascido de Rá", onde meses ("nascido de") é também a raiz do nome Moisés.

Ramsés II

14- Ramsés II (19ª dinastia), o mais famoso e poderoso dos faraós, reinou por 67 anos. Um grande construtor, mandou erguer os templos de Abu Simbel para ele e sua esposa, Nefertari. Ramsés II é conhecido por ter sido um grande rei guerreiro. Sua batalha de Qadesh contra os hititas foi transcrita em vários lugares.

Ramsés é coroado rei do Egito após morte do pai | Os Dez Mandamentos.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Último faraó da XX Dinastia, filho e sucessor de Ramsés X. Após o período conturbado em que governou subiu ao poder o vizir Smendes, que inauguraria a XXI Dinastia.

Com o retorno de um dos maiores sucessos da Record, também voltaram questões levantadas pela trama bíblica, como o assassinato de diversos bebês hebreus ordenado pelo faraó Seti (Zécarlos Machado). Afinal, por que o governante do Egito tomou uma atitude tão brutal?

Abinadab

Quem foi Abinadab
Um deles é o pai de um dos doze encarregues de prover alimentos para a casa de Salomão e simultaneamente sogro do próprio rei.

As 10 pragas do Egito são parte de uma narrativa encontrada na Bíblia e que conta a história de 10 pragas que foram enviadas por Deus ao Egito porque o faraó Ramsés II não aceitava conceder a liberdade para os hebreus — povo que era escravizado pelos egípcios.

O Egito, por sua vez, era uma terra fértil, por conta do rio Nilo, e por isso não enfrentava escassez de alimentos. Existe divergência sobre se a migração dos hebreus ao Egito teria sido aderida por todas as tribos ou se apenas uma parte das tribos mudou-se para lá.

Conheça 7 grandes faraós do Egito

  • Narmer. Entre 3.200 a.C. e 3.000 a.C., um fato marcou a História mundial: a união de dois reinos — um ao norte, conhecido como Baixo Egito, e outro ao sul, chamado de Alto Egito. ...
  • Quéops. ...
  • Amenófis III. ...
  • Akhenaton. ...
  • Tutancâmon. ...
  • Seti I. ...
  • Ramsés II.

Descontando as redundâncias, são 170 faraós que reinaram no Egito em ao menos 30 dinastias. Normalmente, as dinastias eram divididas por hereditariedade. Mas como a história do Egito está repleta de intrigas, assassinatos e usurpação de poder, novos clãs viviam tomando o trono.

Teve também um dos mais longos reinados da história egípcia, governando a nação por 66 anos. Houve 11 soberanos com o nome Ramessés no reino do Egito, mas somente a ele foi atribuído o epíteto de "o Grande".

  • Ptolemeu XV Cesarião
  • Alexandre Hélio
  • Ptolemeu Filadelfo

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.