Qual o nome do Exu de Xangô?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Para interpretar os nomes, precisamos da chave interpretativa, que é a correta relação entre os elementos dos nomes de Exu e seus Orixás correspondentes. Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda.

São Jerônimo – Xângo Agodô = Rei da Cachoeira, Senhor da Justiça, Rei das Pedreiras, dos Raios e Trovões e das Forças da Natureza. São Pedro – Xângo Agajô = Protetor das Almas que entram no céu. São João Batista – Xangô Kaô = Protetor dos que sofrem injustiças, Senhor Chefe das Falanges do Oriente.

Psicologicamente, os filhos de Xangô apresentam uma alta dose de energia e uma enorme auto-estima, uma clara consciência de que são importantes, dignos de respeito e atenção, principalmente, que sua opinião será decisiva sobre quase todos os tópicos - consciência essa um pouco egocêntrica e nada relacionada com seu ...

Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco.

“Xangô é uma das entidades mais reverenciadas e queridas. Manifesta-se com ênfase, com violência, com muita força, carregando seu machado, o oxê, e o maracá, o xerê.

Bata Alaka Ferramenta de Xangô

Omolu

João Caveira pertence à falange do Exu Caveira, que por sua vez é regida pelo orixá Omolu.

Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum. Exu Tranca rua - serventia direta de Oxóssi. Exu Marabò - serventia direta de Xangô.

-Xangô, no seu aspecto oposto ou negativo, gera o desequilíbrio. -lansã, no seu aspecto oposto ou negativo, gera o imobilismo. -Ogum, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a confusão. -Egunitá, no seu aspecto oposto ou negativo, gera a fraqueza.

Seu grito é “êi-í-í”. No local do culto (terreiro), também denominado de Xangô, há um altar ou congar chamado de Peji, onde são colocadas oferendas e comidas para o santo.

Oxum era a esposa vaidosa, a graciosa rainha, dona de um belo canto e muito astuta. As três disputavam a preferência de Xangô, que muito esperto, ficava com todas elas.

Ele é o Orixá do raio e do trovão. Um dado saliente sobre a figura do senhor da justiça é seu mau relacionamento com a morte. Se Nanã como Orixá é a figura que melhor se entende e predomina sobre os espíritos de seres humanos mortos (Eguns), Xangô é que mais os detesta ou os teme.

Leão

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

É o Orixá a quem se pede por justiça. Seu instrumento é o Oxé, o machado de duas lâminas, e por isso é necessário que a situação seja realmente justa, pois ele olha os dois lados. Ele é a representação do espírito maduro, líder poderoso e conhecedor do bem e do mal.

Oração para Xangô: proteção de Xangô
Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados.

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. Xangô é um dos orixás mais poderosos, deus do raio, do fogo, do trovão.