Qual o nome do exame que detecta infecção urinária?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas. Neste exame, a urina é inoculada em meio de cultura.

Sintomas de infecção urinária

  1. Necessidade urgente de urinar com frequência;
  2. Escassa eliminação de urina em cada micção;
  3. Ardor ao urinar;
  4. Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  5. Febre;
  6. Sangue na urina nos casos mais graves.

O diagnóstico da infecção do trato urinário é realizado pela avaliação clínica do médico e pelos exames laboratoriais de EAS, que podem indicar a presença da infecção, e, principalmente, pela urocultura, considerada padrão-ouro.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

Febre baixa e constante; Presença de sangue na urina em casos graves; Sensação de peso na bexiga.
...
Infecção nos rins – Pielonefrite

  1. Febre acima de 38,5º C;
  2. Dor forte na barriga, costas ou virilhas;
  3. Dor ou queimação ao urinar;
  4. Urina turva;
  5. Presença de pus ou sangue na urina;
  6. Vontade frequente para urinar.

Cultura de Urina + Antibiograma - R$36,00 - Labi Exames.

O número de leucócitos, nas uroculturas positivas para infecção do trato urinário (ITU), foi de 22% para <10.000/mL e 68% >10.000/mL. Estudos mostram que o número de leucócitos é considerado anormal somente acima de 10.000/mL, sugerindo ITU.

A presença de leucócitos na urina costuma indicar haver alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Quando surge febre, dores lombares mais intensas, vômito e náusea, pode ser sinal que a infecção atingiu os rins e deve ser encarado como um sinal de alerta”, diz Gales.

Dicas

  1. Descanse bastante e beba muita água.
  2. Não tenha relações sexuais durante o tratamento da infecção urinária. ...
  3. Use uma almofada térmica para minimizar o desconforto. ...
  4. Tome um comprimido de ibuprofeno para aliviar a dor enquanto estiver tomando outros remédios.
  5. Beba muita água e tome os remédios prescritos pelo médico.

Pseudomonas Aeruginosa. Identificada em 1882, esta bactéria é altamente resistente a muitos antibióticos e as infecções causadas por ela podem levar à morte1.

Se você sentir algum incômodo ao urinar, seja ardência ou dor, ou algum outro sintoma indicativo de infecção urinária, procure imediatamente um médico. A infecção urinária quando não tratada, pode afetar todo o aparelho urinário, acarretando sérios danos à saúde.