Qual o nome do exame para ver os hormônios?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Qual o nome do exame para saber a taxa hormonal? Hemograma é o nome do exame que possibilita mensurar e analisar a taxa hormonal no organismo.

Lista de exames hormonais femininos

  • Hormônio do crescimento (GH)
  • Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteinizante (LH)
  • Insulina.
  • Dosagem do TSH.
  • Testosterona.
  • Dosagem de Estradiol.
  • Dosagens de cálcio, vitamina D e hormônio paratireoidiano (PTH).

Variando conforme a faixa etária e com especificações diferentes para homens e mulheres, os exames devem ser parte do check-up de rotina. Há, ainda, casos que precisam ser estudados quando existem sintomas dessa variação. Nas mulheres, por exemplo, as alterações hormonais causam irregularidades no ciclo menstrual.

Hemograma é o nome do exame que possibilita mensurar e analisar a taxa hormonal no organismo. Por meio de uma amostra de sangue, é feito o exame de dosagem hormonal para diagnosticar eventuais anomalias na produção de determinados hormônios que vamos conferir no tópico a seguir.

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

Já os sintomas da falta de estrogênio e progesterona, por sua vez, são os distúrbios do sono, cansaço excessivo, fogacho e ganho de peso. Além disso, sabe-se que a alteração hormonal provocada pela menstruação aumenta a ansiedade, a irritação e o risco de ter depressão.

Estar com o FSH alto, geralmente, significa que os ovários e os testículos não estão respondendo da forma adequada ao estímulo hormonal devido a problemas locais. Dessa maneira, a hipófise reage com o aumento da produção de FSH para tentar aumentar o estímulo.

O Perfil Hormonal Padrão Feminino ou Masculino abrange um total de 11 (onze) exames e 6 (seis) relações de equilíbrio entre hormônios (Ratios) que permite avaliação e o diagnóstico para possíveis alterações ou distúrbios hormonais tanto em mulheres como em homens.

O exame FSH é solicitado diante da suspeita de infertilidade, em conjunto com vários outros métodos de avaliação. A análise permite a verificação da reserva ovariana, sendo solicitado no período correto do ciclo, isto é, na primeira fase, quando o hormônio apresenta maior concentração na corrente sanguínea.

O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.

Estrogênio: é responsável pela regulação do ciclo hormonal em mulheres em idade fértil. Durante a puberdade, o estrogênio estimula o desenvolvimento dos seios e a maturação do aparelho reprodutor, assim como o crescimento.

4 dicas para equilibrar os hormônios

  1. Fazer atividade física.
  2. Ter uma boa noite de sono.
  3. Diminuir o consumo de açúcar e carboidratos.
  4. Administrar o estresse.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Já em exames para verificação da taxa hormonal, como o TSH, T3 e T4, é recomendado que seja feito entre o 3° e o 5° dia do ciclo.

Reposição hormonal: como saber se você precisa fazer?

  1. - ressecamento vaginal e diminuição da libido;
  2. - ondas de calor e sudorese;
  3. - insônia e irritabilidade;
  4. - dificuldades de atenção e memória.

Para contribuir com a regulação dos níveis hormonais é preciso manter um estilo de vida equilibrado com a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em vegetais, principalmente as hortaliças brássicas, a exemplo do brócolis.

O exame de testosterona é feito a partir de uma coleta de sangue e tem o objetivo de verificar níveis anormais desse hormônio tanto em homens quanto em mulheres. Médicos podem prescrever a dosagem de testosterona livre e total.

Agende sua consulta com endocrinologista por apenas R$ 150,00 reais.

O médico endocrinologista é o que sabe melhor avaliar as disfunções de produção hormonal, disfunções metabólicas e orientar a reposição de hormônio, o uso de hormônios. Caso esteja indicado doenças que o endocrinologista trata quais são elas.