Qual o nome do exame para saber se tem endometriose?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Exame de sangue CA 125 – este exame serve para avaliar a quantidade de proteínas CA-125 na corrente sanguínea. Valores aumentados de CA-125 podem indicar a presença de endometriose. Ultrassonografia transvaginal – a análise das imagens permite ao médico averiguar se há presença de cistos nos órgãos da região pélvica.

O procedimento padrão é o ultrassom transvaginal com preparo intestinal. Entretanto, em casos de endometriose profunda ou ovariana, a ressonância magnética de pelve pode ser indicada.

Porém, o diagnóstico de endometriose começa sempre com a suspeita clínica pelo ginecologista. “É importante valorizar a queixa de dor ou infertilidade, examinar detalhadamente e solicitar ultrassom com profissional habilitado, informando os achados clínicos”, enfatiza Márcia Cristina.

A endometriose provoca inchaço abdominal e retenção de líquidos, porque acaba provocando uma inflamação nos órgãos em que se encontra, como ovários, bexiga, intestino ou peritônio.

Os principais sintomas de endometriose incluem: cólicas menstruais de forte intensidade; dores durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação e dificuldade de engravidar.

ultrassom transvaginal para mapeamento de endometriose com preparo intestinal feito fora dos padrões. Fiz um ultrassom transvaginal para mapeamento de endometriose com preparo intestinal e paguei 1050.00.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

Dor na relação sexual; Dor para urinar durante o período menstrual; Distensão abdominal; Fadiga crônica.

Um dos reflexos da endometriose no corpo da mulher é a distensão abdominal.

A endometriose profunda prejudica a fertilidade da mulher, mas o ginecologista garante que é possível, sim, planejar uma gestação mesmo com a doença. “Em alguns casos, a paciente pode engravidar espontaneamente; em outros, é possível fazer um período de tratamento clínico e daí, engravidar espontaneamente.

Várias pacientes me procuram alegando que, como têm endometriose, não vão engravidar. Umas até colocam isso de modo a se sentirem mais livres para namorar, sem se preocupar com contracepção. No entanto, essa afirmativa é falsa, pois muitas pacientes com endometriose engravidam, inclusive com facilidade.

Há de consideramos, a princípio, que o padrão ouro no diagnóstico da endometriose é a inspeção laparoscópica seguida da confirmação histológica. Entretanto, há uma utilização considerável de outros exames complementares, entre eles: a ressonância nuclear e a ultrassonografia via vaginal.

Para o Mapeamento de Endometriose, é realizado exames de ultrassom transvaginal na região pélvica, na parede abdominal e no aparelho urinário, assim como a avaliação do fluxo ovariano por meio do Doppler (ondas sonoras captadas e transformadas em imagens).

Dor na parte superior do corpo
Devido à endometriose no diafragma, algumas mulheres podem sentir dor no peito e nos ombros. Em alguns casos, se a endometriose no diafragma for especialmente severa, as pacientes podem até ter dificuldades respiratórias.

Além da cólica na parte inferior do abdômen, as pacientes podem se queixar de dores na parte inferior das costas, pélvis, reto ou vagina.

A endometriose pode ser confundida com outras condições que podem causar dor pélvica, como doença inflamatória pélvica (PID) ou miomas.

O que mais causa inflamação crônica além da endometriose? Um estilo de vida inflamatório, como fumar, beber, dormir pouco, não se exercitar e ter uma dieta rica em alimentos inflamatórios pode contribuir para o desenvolvimento de processos inflamatórios crônicos.

Ela possui três diferentes maneiras de se manifestar, com distintos graus de desenvolvimento.

  • Endometriose Superficial:
  • Endometriose Ovariana:
  • Endometriose Profunda: