Qual o nome do exame de sangue para detectar HPV?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O exame de sorologia HPV é realizado através de um exame de sangue capaz de detectar os anticorpos contra o vírus no organismo. No entanto, esse tipo de exame não é encontrado para ser realizado em nosso país. Atualmente é realizado na maioria dos casos apenas para estudos científicos.

Um novo teste desenvolvido por um laboratório brasileiro é capaz de detectar se o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero, está ativo no organismo da mulher infectada, condição que aumenta as chances da ocorrência de tumores.

Jovens de 16 a 25 anos podem participar de um estudo que visa avaliar o impacto da vacinação contra o papilomavírus humano, também conhecido como HPV. Pessoas de diferentes idades ainda podem fazer o teste rápido para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Quem combate verdadeiramente o vírus é o sistema imune do indivíduo infectado. Em condições habituais, o HPV demora em média cerca de 12 meses (de 8 meses a 24 meses) para ser eliminado do organismo. Na infecção latente, não existe risco de passar o vírus para outras pessoas.

Em grande parte dos casos, assim como ocorre com os homens, o HPV não apresenta sinais nas mulheres. Quando eles surgem, os sintomas de HPV nas mulheres que ocorrem com maior frequência são as verrugas com aparência de couve-flor, que podem surgir na vulva, vagina, colo do útero e ânus.

Além do foco na redução de casos e na prevenção, como a vacinação, a iniciativa também prevê a inclusão do teste molecular para detecção do HPV, vírus sexualmente transmissível causador da doença, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Por exemplo, a capacidade de o exame de urina detectar os tipos 16 e 18 do HPV, que são os mais associados ao câncer de colo do útero, é 27% menor do que a do papanicolau.

A metodologia utilizada é PCR-RT. O exame na rede privada custa, em média, R$ 700.

Existe grande possibilidade de uma mulher ter uma lesão por HPV e a citologia não detectar.

Para a primeira situação, a amostra deve ser colhida pelo seu médico ginecologista no consultório. Enviaremos um tampão apropriado. A coleta é simples, sendo utilizado o mesmo material que se usa para colher o "Papanicolaou", retirando-se amostra de preferência da Junção Escamo Colunar (JEC) do colo uterino.

Preparo do paciente
Mínimo de 08 horas sem higiene local para coleta peniana, anal ou genitália externa feminina. - Se coleta uretral, permanecer 4 horas sem urinar. - Não estar menstruada.

Esse é um exame para homens e é feito pelo urologista. O objetivo é procurar pequenas lesões e verrugas no pênis, no saco escrotal e na região anal que possam indicar a contaminação por HPV. A peniscopia é feita no consultório do urologista, de maneira simples e indolor.

No entanto, nem sempre o vírus é eliminado naturalmente e por isso é importante fazer exames médicos pelo menos 1 vez por ano para rastrear o HPV e iniciar o tratamento adequado, que deve ser seguido até o fim para realmente combater o vírus e evitar o desenvolvimento de complicações como o câncer.

As pomadas mais conhecidas são a podofilina e imiquimode. Elas possuem um sistema de aplicação durante a semana que deve ser respeitado pois caso contrário podem evoluir com lesões graves na pele.

As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem, aproximadamente, entre dois e oito meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa.

Existe cura para o HPV em mulheres? Não há cura para o HPV, porém existe como tratar o HPV para controlar a doença. Estima-se que, em torno de 95% das pessoas que contraem HPV, o sistema imunológico é capaz de eliminar completamente o vírus, sem apresentar quaisquer sinais da doença no corpo humano.

Não existe um tratamento específico para o vírus em si, mas felizmente, o nosso sistema imunológico costumar dar conta da eliminação do vírus. Quando isso não acontece e surge uma lesão pré-maligna relacionada ao HPV, podemos removê-las. Certamente, quando falamos em HPV, a palavra de ordem é prevenção com vacinação.

Medicamentos para imunidade
O uso de medicamentos injetáveis, como o Interferon, também é uma possibilidade, especialmente para pessoas que apresentem muitas verrugas. Os cremes imunomoduladores também auxiliam no tratamento, promovendo uma melhor resposta do sistema imune do paciente.

SINTOMAS. O HPV pode ser sintomático clínico e subclínico. Quando sintomático clínico, o principal sinal da doença é o aparecimento de verrugas genitais na vagina, pênis e ânus. É possível também o aparecimento de prurido, queimação, dor e sangramento.

Quais os sintomas de HPV nas mulheres? O sintoma mais comum é a presença de verrugas na região genital. A vulva, o ânus e o colo do útero são geralmente afetados, por exemplo.