Qual o nome do Deus que implicava com Ulisses?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Com a ajuda de Zeus e de outros deuses, Odisseu chegou a casa sozinho para encontrar sua esposa Penélope, importunada por pretendentes.

Os principais deuses que desempenham um papel na jornada de Odisseu são Zeus, Poseidon, Atena e Hermes, no entanto, você também pode obter alguns deuses e deusas menores, incluindo Circe e Éolo. Cada uma delas assume sua parte crucial na jornada de Odisseu.

Poseidon se enfureceu com Odisseu porque ele feriu um de seus filhos. Somente dez anos depois de encerrada a Guerra de Troia é que Odisseu conseguiu retornar ao seu lar. Perséfone, deusa da vegetação e da agricultura, foi sequestrada por Hades quando colhia flores em uma pradaria na Sicília.

Mas então Posídon interviu: detestava Ulisses pelo que tinha causado a seu filho, o Ciclope Polifemo, e agora estava irado por vê-lo tão próximo do fim de sua jornada.

Autorizado e sem nenhum esforço, Odisseu lançou a flecha certeira em direção aos machados. Em seguida, com Telêmaco e seus servos fiéis, matou todos os pretendentes e os empregados traidores, assumindo sua verdadeira identidade.

A resposta é que o nome Ulisses não aparece na Bíblia.

O mito referido por Pessoa, explicitado no título do poema, corresponde à teoria inverídica de que Ulisses teria fundado o que viria a ser a cidade de Lisboa em meio a seu caminho de retorno a Ítaca após a guerra de Troia – o que constitui a odisseia propriamente dita.

Todavia, Odisseu e seus homens sobreviveram e na jornada de volta para casa, Odisseu esnobou-se perante os deuses, gabando-se de sua sagacidade principalmente para Poseidon, o deus dos mares, o que o enfureceu e amaldiçoou ele, dizendo que este jamais retornaria para Ítaca.

Resumo sobre Poseidon
Era irmão de Zeus, Hera, Deméter, Héstia e Hades. Lutou contra os titãs na Titanomaquia. Era implacável contra aqueles que o desafiavam. Tomou parte na Guerra de Troia e ficou marcado por retardar o retorno de Odisseu para seu lar por 10 anos, por ter ferido um de seus filhos.

A deusa também conta a Ulisses que Telêmaco, o filho do herói, partiu à procura do pai. Depois, ela transforma Ulisses num velho mendigo, irreconhecível, e leva-o à casa de Eu meu, o guardador de porcos. Ulisses hospeda-se lá durante alguns dias, enquanto Atena procura Telêmaco e o traz para junto do pai.

Ulisses

O poema, criado provavelmente entre os séculos IX e VII a.C., narra aventuras do herói Ulisses, durante 10 anos após a Guerra de Troia, e seu regresso à Ítaca. O nome “Odisseia” vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamam de Ulisses.

O pecado de Ulisses foi a arrogância, a hubris - esta autossuficiência que passa do limite. Atitude abominada pelos deuses, que enxergam nela uma afronta, Ulisses é castigado: perde equipe, navio e leva 10 anos para voltar pra casa.

Poseidon

Poseidon é o deus grego do mar, dos terremotos, das tempestades e dos cavalos. Protetor das águas e auxiliar dos marinheiros, também era chamado de deus da fertilidade.

Poseidon era o deus grego dos mares e dos rios e visto como o responsável por catástrofes, como as enchentes e os terremotos. Poseidon era o deus grego dos mares e dos rios. Poseidon era o deus grego dos mares e dos rios e considerado quem provocava catástrofes, como as enchentes e os terremotos.

Odisseu então arranja um plano para todos escaparem e oferece vinho a Polifemo, que pergunta quem lhe oferece a bebida, ao que Odisseu responde: "foi Ninguém". Quando Polifemo adormece devido à bebida, Odisseu e seus homens afiam uma vara e a espetam no olho do cíclope, cegando-o.

Aquiles é um colérico. Ulisses é racional, reflete, pensa, sabe o momento certo para falar, o que falar, o que não falar, é moderado. Como se lê no Canto XX da Odisseia, “consegue conter os impulsos e medita”. Mente, se necessário.

O deus com asas nos pés - muito úteis para alguém em constante locomoção - entregou a Ulisses uma planta que o tornaria imune à magia da deusa feiticeira. Foi assim que ele derrotou Circe, obrigando-a a devolver a forma humana para todos os homens que tinha enfeitiçado.