Qual o nome do deus da Umbanda?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

A Umbanda é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um Deus Supremo, incriado, criador de tudo e de todos. Dele, provém todas as formas e manifestações de vida. Foi Deus Supremo quem criou os Orixás, os espíritos e todos os planetas e astros existentes no universo.

O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

Na Umbanda, só há um Deus, um Deus único! A religião prega que as divindades de Deus, chamados de Orixás , são seres dotados de poderes superiores aos dos espíritos e tem nesse conceito um dos seus fundamentos religiosos.

Oxalá

Dia de Natal, 25 de dezembro, também é Dia de Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo.

Assim, a umbanda pode ser entendida como o culto que os espíritos encarnados prestam a Deus através dos orixás e dos espíritos desencarnados.

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

Entre os mais conhecidos orixás podemos destacar as figuras de Exu, orixá mensageiro sem o qual nenhuma transformação acontece; Ogum, divindade que está correntemente associada às guerras e à agricultura; Oxossi, reconhecido como irmão de Ogum e associado à caça e proteção.

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

A base espiritual dessa religião é a crença em divindades chamadas orixás e guias espirituais/entidades – espíritos de ancestrais que viveram no planeta terra em reencarnações anteriores – a estes são realizadas oferendas contendo diversos elementos de acordo com o gosto de cada divindade e da prece suplicada pelos ...

Oxalá é um dos orixás mais importantes das religiões afro-brasileiras, o candomblé e a umbanda. Trata-se de uma entidade divina andrógina, que representa as energias da criação da natureza e personifica o céu. O culto a oxalá normalmente acontece nas sextas-feiras, sua cor é o branco.

A diferença básica é que o candomblé é uma religião que tem uma matriz africana mais forte, ele é um culto, é uma religião que basicamente cultua os Orixás, ele tem uma hierarquia muito bem demarcada e é dividido entre aqueles que incorporam os Orixás e aqueles que são os Ogãs e as Equedes, que são os que dão ...

Omolu/Obaluaê, em suas multiplicidades, mantém-se senhor das doenças e das curas, com suas árvores sagradas em diversos terreiros de candomblé e à frente da igreja de São Lázaro no bairro da Federação na Cidade do Salvador.

O Candomblé, é um culto baseado em vários rituais de etnia africana. Já a Umbanda, tem como base: divindades africanas, catolicismo, espiritismo e rituais indígenas.

A Umbanda é uma religião eminentemente espiritista e espiritualizadora. Portanto, a fé professada pelos seus praticantes, médiuns em sua maioria, exige uma crença forte em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o plano material.

Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim.

Nossa Senhora Aparecida na Umbanda é Oxum . Uma santa referenciada no ritual católico como Maria, Mãe de Jesus, mas também muito reverenciada dentro da Umbanda.

O orixá Exu é uma das entidades da religiosidade afro-brasileira cercada por um acalorado debate teológico. Para alguns, ele é compreendido como uma entidade desprovida de valores morais que pode fazer o bem ou o mal desde que seja previamente recompensado.