Qual o nome do deus da lua?

Perguntado por: lfogaca3 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Abaangui

Abaangui é o deus da Lua na mitologia Guarani. De acordo com uma versão da lenda, Abaangui tinha um nariz enorme. Este, foi arrancado pelo próprio deus, lançando-o até o céu, criando dessa forma a Lua. Em outra versão da lenda, Abaangui era irmão de Zaguaguayu e tinha dois filhos.

Esse pássaro na verdade poderia ser um falcão, uma vez que este animal é usada para personificar o deus em suas imagens egípcias reais. Por mais que o babuíno também seja um animal declarado para Khonshu pois os egípcios os colocavam como seres ligados a Lua.

Uma deidade lunar, também chamada de deus(a) da lua, deus(a) lunar ou deus(a)-lua, é uma entidade divina que representa ou personifica a lua ou um aspecto lunar. A adoração à lua e os cultos lunares que dela derivam são academicamente chamados de selenolatria.

A rana, o sapo,o lobo, a lebre e o coelho são animais relacionados com a Lua, e muitas vezes representa-se-lhes como símbolo da mesma.

Perseu, filho de Zeus e Danai, é um dos heróis mais emblemáticos da mitologia grega, considerado um semideus. Seu pai, Zeus, é o Deus dos Deuses e, portanto, o principal da mitologia grega.

Trata-se de Hórus, o Deus dos céus; Ísis, a Deusa da magia; Tefnut, a Deusa leoa da umidade; Osíris, o Deus da fertilidade; e Hathor, Deusa do amor, essa última recebendo mais destaque do que os demais, tendo alguma amizade com Khonshu.

Apolo

Apolo, deus do Sol
Apolo era um deus que estava presente no panteão de deuses dos gregos antigos. Era considerado o deus do Sol e o deus patrono da luz, da música, da medicina, das artes, da profecia etc.

Konshu é um dos personagens mais complexos da Marvel
Nos quadrinhos originais de Cavaleiro da Lua, o mercenário Marc Spector é deixado para morrer em uma tumba egípcia e ressuscitado por Khonshu, transformando-o em seu avatar, o Cavaleiro da Lua.

Khonshu ou Khonsu é o deus da lua na mitologia egípcia. A princípio, no Antigo Império (“Era das Pirâmides”, 2649–2100 a.C.), ele era o deus sanguinário que ajudava o rei a caçar e consumir certas divindades, para absorver sua força. Esse poder era acessado através de magia.

Na antiga religião romana e mitologia, Luna é a encarnação divina da Lua (Latim, luna). Ela é muitas vezes apresentada como um complemento feminino do Sol (Sol), concebido como um deus. Luna também é por vezes representada como um aspecto de deusa romana tripla (diva triformis), juntamente com Proserpina e Hécate.

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

Shadow Moon – Um ex-condenado que se torna no guarda-costas e “moço de recados” de Mr. Wednesday, uma encarnação do deus nórdico Odin. No livro descobrimos que Shadow é um filho de Odin.

O nome Lua tem origem do latim, Luna, usado para indicar o satélite natural da Terra, pois a princípio era a única lua conhecida. Apenas em 1610, Galileo Galilei descobriu existirem outras luas no sistema solar.

Luna é um nome tipicamente feminino que tem origem a partir da palavra em latim luna, que significa literalmente "lua". Por extensão, Luna também recebe os significados de “a iluminada” e “a feminina”.

A mãe-da-lua gigante é uma ave noturna aparentada aos bacuraus e curiandos. Assim como eles, é insetívora e evoluiu de uma forma que mimetiza, na natureza, um pedaço de tronco de árvore.