Qual o nome do criador do ballet moderno?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Jean-Georges Noverre

E a data foi escolhida em homenagem a Jean-Georges Noverre, considerado um dos criadores do balé moderno e que completaria 295 anos nessa data.

O BALLET MODERNO surgiu no Brasil na década de 1970. Ele preservou o uso das pontas e gestuais ainda próximos do Ballet Clássico. Neste estilo de dança as coreografias começam a ter ideologias diferentes.

Isadora Duncan

Conhecida como a "Mãe da Dança Moderna", Isadora Duncan foi uma revolucionária cuja influência se espalhou da América para a Europa e Rússia, criando uma sensação em todos os lugares em que ela se apresentou.

A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança. Entre os que começaram este movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St Dennis; o suíço Emile Jacque Dalcroze e o húngaro Rudolf von Laban.

A dança moderna foi introduzida no Brasil por bailarinos de renome que fugiam da Segunda Guerra Mundial. Luiz Arrieta, Maria Duschenes, Marika Gidali, Nina Verchinina, Oscar Araiz, Renée Gumiel e Ruth Rachou são alguns desses bailarinos que trouxeram ao país novas ideias.

Nascida na Hungria, Maria Duschenes mudou-se para o Brasil em 1940. A partir de então, destacou-se como educadora e pioneira na difusão dos ensinamentos do revolucionário pesquisador Rudolf Laban (1879-1958).

O ballet moderno introduziu novos conceitos da dança e rompeu a tradição do clássico. Ele permite mais a expressão de sentimentos do bailarino durante as apresentações, o que abriu espaço para a criação de novos movimentos.

Maria Oleneva

Foi uma bailarina Russa quem trouxe o ballet para o Brasil. Maria Oleneva chegou no Rio de Janeiro em 1927, onde criou a Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal que, aos poucos, ajudou a difundir a modalidade pelo país.

No início do século XX, Rudolf Von Laban (1879-1958), lança as bases de uma nova dança, elaborando os componentes essenciais do movimento corporal: espaço, tempo, peso e fluência.

Martha Graham

A dança moderna engatinhava quando Martha Graham assistiu a um espetáculo, em 1911, da companhia de balé da bailarina Ruth S.

As apresentações de ballet só foram introduzidas na Europa Ocidental no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. A responsável por isso foi a empresa russa Ballets Russes, que popularizou essa dança em uma escala praticamente mundial.

A dança clássica virtuosa surgiu apenas no iluminismo. Jean-Georges Noverre revolucionou o ballet através de novas propostas.

Isadora Duncan (1877-1927) foi uma bailarina norte-americana, uma pioneira da dança moderna. Criou uma dança livre das técnicas do balé clássico e se apresentava com trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços. Com 14 anos começou a dar aulas de dança.

Ela considerava o balé uma arte artificial, preocupada em excesso com simetrias geométricas, enquanto ela preferia uma dança impregnada de gestos nada simétricos e sem prévia preparação.

A dança moderna é um estilo de dança característico do período da modernidade, nascido na América, na transição do século XIX para o século XX. Esse estilo é considerado a segunda linguagem clássica da dança, sistematizado como alternativa ao balé clássico, instituído como a primeira linguagem.

Outro simpatizante das idéias de Noverre foi o coreógrafo Mikhail Fokine, que participou dos Balés Russos de Serge Diaghilev já no início do século XX, e é considerado o pai do balé moderno.

John Weaver

Como surgiu o ballet de ação
Esse tipo de ballet surgiu no século XIX, quando um coreógrafo famoso, John Weaver, criou um espetáculo baseado em um enredo de drama. Assim, outros coreógrafos seguiram seus passos e ajudaram tornar o ballet de ação um estilo de dança muito famoso e com milhões de fãs por aí.

Você sabe quem foi a primeira bailarina do mundo e qual a sua história? Mesmo que a história do ballet remonte a 1681, nas longínquas cortes italianas, somente séculos depois que a dança foi se transformando no que conhecemos hoje. E devemos isso à Anna Pavlova.