Qual o nome do couro sintético?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

PU é uma sigla para denominar o composto poliuretano, portanto, o couro PU na verdade é um material sintético de poliuretano que imita a textura e aparência de couro.

O Tecido Sintético (PU) é o mesmo material que o couro comum. Sim, ele é produzido exclusivamente de pele animal.

— O que se chama de couro sintético é na verdade um laminado com um tipo de substrato (tecido ou não tecido), geralmente derivados de petróleo. Existem várias formas de fazer esse laminado. Normalmente eles são cobertos com materiais como o poliuretano (PU).

O couro sintético geralmente tem uma textura mais macia e lisa, já o couro legítimo é naturalmente mais áspero. Essa é a textura característica de um produto nobre, que não foi produzido artificilamente. O cheiro de couro legítimo costuma ser inconfundível.

A napa, um vinil de melhor qualidade, foi o primeiro produto com granulação parecida com a do couro e de maciez superior. Não é qualquer couro artificial que tem um padrão de qualidade que possa ser confundido com sua versão animal.

Couro Sintético
- Também conhecido como "courino", esse tecido sintético imita as características do couro, mas não é de origem animal. É criado a partir de componentes como algodão, PVC, poliéster e poliuretano.

Feito com PVC, o courvin é o mais durável e resistente dos couros sintéticos, tem espessura maior e acabamento com um pouco mais de brilho. Sua base pode ser de sarja, algodão ou nylon. O tecido conhecido como Kouríssimo é na verdade uma marca de courvin, também de boa qualidade.

Entre os materiais de couro sintético, o courvin costuma ser mais resistente que o corino. Mas é preciso tomar alguns cuidados relacionados à limpeza para evitar causar manchas no produto. Para isso, evite usar itens abrasivos na cadeira, como alvejantes, álcool, sabões concentrados, amônias e benzinas.

O tecido de couro de PVC é muito semelhante ao tecido de couro PU. Mas em vez de poliuretano, o tecido de couro de PVC é feito pela combinação de polivinilcloreto com estabilizadores (para proteger), plastificantes (para amaciar) e lubrificantes (para tornar flexível) e, em seguida, aplicando a um material base.

Tipos de tecidos sintéticos
Entre os principais tipos de tecidos artificiais, estão: poliamida, poliéster, nylon, lycra, viscose, elastano, acetato, acrílico, legging e PVC.

O sintético (PU) não necessariamente origina dos animais (existem marcas no mercado que contam com até 10% de pele animal em sua fabricação), porém já existem couros sintéticos feitos com vários componentes/ materiais, sendo o poliuretano (PU) o mais usual em sua composição.

Materiais sintéticos
Os revestimentos sintéticos que se assemelham ao couro são: Corinos, courvins e os poliuretanos(PU). Corinos e corvins são 100% PVC e não possuem poliuretano.

PU é uma sigla para denominar o composto poliuretano, portanto, o couro PU na verdade é um material sintético de poliuretano que imita a textura e aparência de couro. A maioria dos Couro PU, são de baixa qualidade e acabam descascando muito rápido.

O corino é um tecido que imita as características do couro, porém não é de origem animal. A base é de tecido 100% algodão, composto de 70% de PVC, 25% de poliéster e 5% de poliuretano.

Couro de origem bovina com acabamento Napa: Infelizmente o termo napa é entendido de maneira errada por muitos consumidores, entendendo napa como algo sintético. Segundo o CTCCA – Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins/RS, napa é couro de origem bovina. Couro de baixa espessura, usualmente curtido ao cromo.

O termo é empregado em diversos contextos para dar a ideia de algo de estrutura fina, magra e delicada. Uma pessoa slim é aquela que tem silhueta esbelta, elegante. Uma peça de vestuário "slim" é aquela que foi desenhada para alongar a silhueta e proporcionar ao indivíduo um corpo delgado, esbelto.