Qual o nome do coração artificial?

Perguntado por: agil5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O equipamento recebeu o nome de CARMAT-Total Artificial Heart (C-TAH), e protagonizou um estudo publicado recentemente no periódico científico da Sociedade Americana de Órgãos Internos Artificiais.

O aparelho implantado é conhecido popularmente como "coração artificial". Ele é acoplado ao coração do próprio paciente e comandado por um controlador externo, mantido por baterias recarregáveis.

Aron José Pazin de Andrade

O desenvolvimento do coração artificial teve início em 1998 e foi idealizado por Aron José Pazin de Andrade, coordenador do Centro de Engenharia em Assistência Circulatória do Instituto Dante Pazzanese, onde o dispositivo foi construído.

Em corações que contraem normalmente, a fração de ejeção situa-se acima de 50%. Se uma pessoa tem uma fração de ejeção de 30%, significa que ela teve algum dano no músculo cardíaco, ou seja, esse músculo cardíaco não tem o funcionamento normal.

A doença do coração grande tem cura? Sim, principalmente quando é tratada logo no início. Geralmente é tratado as doenças de base, que foram responsáveis por causar a cardiomegalia.

Em 1982, o médico William Devries implantou o Jarvik-7, o primeiro aparelho projetado para ser um coração artificial. A cirurgia foi feita na Universidade de Utah, nos EUA, e o paciente era Barney Clark, dentista de Seattle. Clark viveu 112 dias com o coração, antes de sucumbir às complicações causadas pelo aparelho.

O marcapasso também é indicado em alguns casos de insuficiência cardíaca, quando o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o corpo, em doenças congênitas, em pacientes que sofrem com Bloqueio Atrioventricular avançado, hipersensibilidade do seio carotídeo, doença do nó sinusal e QRS alargado.

FUNDAMENTO A sobrevida média do paciente adulto após transplante cardíaco é de 11 anos. A taxa melhorou expressivamente nas últimas décadas, sendo superior a 85% no primeiro ano. Os principais ganhos ocorrem nos primeiros 6 a 12 meses, contudo a taxa de mortalidade a longo prazo permanece em torno de 3,4% ao ano.

O primeiro implante de um coração artificial total e permanente, desenvolvido por Jarvik, foi realizado por De Vries, na Universidade de Utah, em 1982. Em 1985, ele já havia implantado o coração em 4 pacientes, tendo 1 sobrevivido por 620 horas.

O método de colocação de stent é indicado para pacientes que apresentem doença coronariana com entupimento ou lesões obstrutivas de mais de 70%. Além deles, é comum que médicos optem pela colocação do stent para tratamento de doenças cardíacas, por exemplo para reparar fissuras na aorta a fim de reformá-la.

Cada cidade no Brasil tem sua própria história e conquistas a serem celebradas. Alguns dos exemplos mais evidentes são as cidades no interior da região Centro-oeste do país, as quais são amplamente marcadas pela construção da cidade de Brasília. E uma destas cidades é Água Boa.

Estes impulsos normalmente começam no nó sinusal (marcapasso natural do coração) e permitem ao coração bater de forma rítmica.

Um coração artificial ainda em testes iniciais poderia conferir mais autonomia para pessoas com casos graves de insuficiência cardíaca. O dispositivo possui um mecanismo de autorregulação que se adapta ao dia a dia do paciente e exigiria menos ajustes e idas a centros médicos ao longo do tempo.

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

Quando isso acontece, o coração deixa de cumprir sua função de bombear sangue para os órgãos e tecidos. Então, a pessoa fica inconsciente e deixa de respirar. Caso ela não responda a estímulos nem esteja respirando direito, disque 192 e acione o SAMU.

Agora, sabe-se também que a sobrevida média depois do infarto é de apenas 5,5 anos para mulheres. Nos homens, a estatística é de 8,2 anos. O dado foi divulgado no relatório de 2021 da Associação Americana de Cardiologia. A situação brasileira é semelhante.

Isso acontece devido a muitos fatores: uma má alimentação, sedentarismo e obesidade estão prejudicando em demasia a saúde cardiovascular das pessoas. Os números da pesquisa indicam ainda que 18% dos homens e 14% das mulheres nessa faixa etária estão elevando o envelhecimento precoce de seus corações para dez anos.

“O coração que mudou a história do mundo”, diz Peter Frankopan, pesquisador da Universidade de Oxford e um dos maiores expoentes da historiografia contemporânea, “está nas terras da Eurásia por onde passava a Rota da Seda”.

A grande vantagem, além do tamanho reduzido do dispositivo, é que, se ele falhar, o paciente ainda tem o próprio coração funcionando por tempo suficiente para chegar ao hospital e trocar a bomba.