Qual o nome do colírio para glaucoma?

Perguntado por: aveiga7 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Com o nome comercial de Triplenex, o medicamento é recomendado para glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular que demandem o uso de terapia combinada para o controle da pressão intraocular (PIO), a principal causa da doença.

Colírio para o tratamento do Glaucoma é caro, posso usar medicamentos genéricos? Sim, os medicamentos genéricos podem ser usados, mas só com orientação médica. Não troque os colírios por conta própria e nem por conselho de amigos, familiares ou farmacêuticos.

O tratamento mais usual é o uso de colírios que atuam na redução ou estabilização da pressão intraocular. Em alguns casos eles podem ser combinados com o uso de medicamentos de via oral.

O aumento da pressão ocular ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção e a drenagem do líquido que preenche nosso olho, chamado humor aquoso.

Hipertensão e diabetes
Pessoas com hipertensão e diabetes são mais propensas a desenvolver ou agravar casos de glaucoma, segundo mostram alguns estudos. Esses achados mostram que pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2, apresentam 35% mais chances de agravar ou desenvolver a doença.

Com o nome comercial de Triplenex, o medicamento é recomendado para glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular que demandem o uso de terapia combinada para o controle da pressão intraocular (PIO), a principal causa da doença.

Os colírios são normalmente prescritos como primeira linha de tratamento para a maioria dos tipos de glaucoma. É essencial entender que o glaucoma não tem cura, por isso os colírios devem ser usados regularmente, todos os dias, para o resto da vida.

Substâncias encontradas no cháverde – uma fonte bastante conhecida como sendo rica em antioxidantes e com propriedades terapêuticas – também podem beneficiar a saúde dos olhos.

Porém, é preciso tomar muito cuidado com a retirada dessas medicações, fato este que pode aumentar a Pressão Intraocular e desencadear ou piorar um Glaucoma. Medicamentos dessa classe incluem: Propranolol, Atenolol, Bisoprolol, Carvedilol, Carvedilol, Nebivolol, Metoprolol, Timolol, entre outros.

No olho com glaucoma, à medida que a doença evolui, as manchas vão aumentando e a visão vai-se deteriorando. Sintomas e sinais como olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, fotofobia (sensibilidade à luz), dor nos olhos, dor de cabeça são também frequentes.

Posso voltar a enxergar? Não, o glaucoma possui tratamento. Não é possível reverter os danos do glaucoma e melhorar a visão após a cirurgia, o objetivo é frear a doença e preservar a visão que o paciente possui.

Pacientes glaucomatosos devem evitar tocar instrumentos de sopro (flauta, trompete e saxofone), por aumentarem a pressão torácica com risco de aumentar a pressão intraocular. Inclusive, encher balões com sopro também não é saudável.

Um estudo publicado em 2019 na JAMA Ophtalmology, por exemplo, indica que uma dieta mais balanceada — incluindo vegetais de folhas verdes, alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6 e consumo moderado de chás quentes —, são medidas que podem ser protetivas na alimentação para portadores de glaucoma.

Segundo estudos, muitos alimentos podem ajudar a diminuir a pressão ocular, como os chás quentes, o pêssego, que é rico em antioxidantes, carotenoides, vitamina A e C, melhorando a saúde dos olhos.

A visão que já foi perdida por Glaucoma não pode ser recuperada, devido ao dano no nervo óptico. Porém ,quando diagnosticado a tempo, é possível controlá-lo para que a doença não avance.

QUAIS SÃO AS CAUSAS? O glaucoma surge preferencialmente em pessoas com predisposição genética, após cirurgias oculares, uso de medicações com corticóide e depois de outras doenças oculares como uveíte, retinopatia diabética, oclusão venosa, dentre outras.

Pode ficar tranquilo. Assistir TV durante muito tempo, uso intenso do computador ou ler durante um longo período são atividades que não causam aumento da pressão intraocular.

O glaucoma é uma doença crônica que atinge o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão. A pressão intraocular, suficientemente elevada, lesiona o nervo óptico progressivamente e, infelizmente, não é possível recuperar as partes do nervo que foram lesadas.

Uma das maiores recomendações dos especialistas a pacientes com glaucoma é a prática regular de exercícios físicos. A prática de atividades aeróbicas, como caminhada, natação e corrida, ajuda muito na diminuição da pressão intraocular.