Qual o nome do câncer de rim?

Perguntado por: emello . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Carcinoma de Células Renais Claras - é o mais comum, presente em cerca de 70% a 90% dos casos. Ele é originado no tubo responsável por filtrar as impurezas do sangue. Carcinoma Papilar de Células Renais - representa entre 10% a 15% dos casos.

Carcinoma de células renais claras, CCRC
Esse é o tipo mais comum de neoplasia renal. Segundo o INCA, esse tumor corresponde a 75% dos casos de câncer de rim no Brasil.

Também conhecido como neoplasia maligna de rim ou câncer renal, corresponde ao câncer que acomete os rins. São órgãos em formato de “feijão”, do tamanho de um “punho”, cuja função é filtrar o sangue do excesso de água, sais e toxinas. Desse modo, forma a urina que será excretada para fora do corpo.

“Em nódulos com até 4 centímetros, a gente faz uma cirurgia que remove o nódulo e preserva o rim, a nefrectomia parcial. É uma cirurgia poupadora de néfrons, algo que mantém a qualidade de vida da pessoa. Há cura em 95% dos casos”, frisa Stênio Zequi.

O câncer no rim pode ser muito perigoso!
Enquanto em fase inicial, o tumor fica contido dentro do próprio órgão, em estágio avançado, as células malignas podem migrar para os linfonodos vizinhos e cair na circulação sanguínea, deslocando-se a outros órgãos (metástase).

Pressão alta. Insuficiência renal e uso prolongado de diálise. Histórico familiar de doenças renais. Genética: portadores da síndrome de Von Hippel-Lindau e de carcinoma renal papilífero hereditário, que precisam de avaliação de uma equipe de oncogenética e acompanhamento especializado.

Alguns possíveis sinais e sintomas de câncer de rim incluem:

  • Presença de sangue na urina.
  • Dor lombar de um lado.
  • Massa (caroço) na lateral ou na parte inferior das costas.
  • Fadiga.
  • Perda de apetite.
  • Perda de peso.
  • Febre.
  • Anemia.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Na grande maioria dos casos esse é um tumor que não. necessita tratamento específico. Acompanhamento. periódico é suficiente e seguro para conduzir esse tipo.

Somente após a extração cirúrgica é possível determinar com precisão se o tumor é benigno ou maligno de maneira definitiva. Pelos exames de imagem, geralmente, não há como indicar a natureza do tumor.

Por que câncer no coração é raro? Porque as células do coração encerram o ciclo de divisão celular muito cedo e não se replicam como as células de outras partes do organismo, como boca, pele ou mama, por exemplo.

Taxa de Sobrevida para Câncer de Rim

Estágio SEERTaxa de Sobrevida relativa em 5 anos
Localizado93%
Regional70%
À distância12%
Todos os estágios SEER combinados75%

Cirurgia – É o tratamento principal e mais importante para a maioria dos casos de câncer de rim, até mesmo quando há metástase (disseminação das células cancerígenas para outros órgãos).

Dependendo do tipo de câncer de rim, diferentes tipos de medicamentos podem ser usados, incluindo terapia alvo, imunoterapia e quimioterapia.

É importante ter o acompanhamento regular com o médico para um diagnóstico precoce do câncer através de exames de imagem e de urina. Na trama, Adriana será submetida a retirada total do rim esquerdo e precisará de hemodiálise para sobreviver.

Na cirurgia laparoscópica para o tratamento do tumor do rim, como em todas as cirurgias laparoscópicas, são feitas pequenas incisões no abdómen do doente, de apenas alguns milímetros, por onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos.