Qual o nome do cálice de Jesus?

Perguntado por: abarros7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O Graal é o cálice usado por Jesus Cristo na Última Ceia. Segundo a lenda, o discípulo José de Arimateia teria recolhido nele o sangue que jorrou de Cristo quando recebeu o golpe de misericórdia depois da crucificação.

Santo Graal é uma expressão medieval que designa normalmente o cálice supostamente usado por Jesus Cristo na Última Ceia. Na literatura, José de Arimateia colheu o sangue de Jesus durante a crucificação, entretanto a origem do Santo Graal é muito anterior ao cristianismo, o Graal já existia entre os Celtas.

O cálice (do latim calix ou do grego kylix que era usado nos simpósios) é um recipiente destinado a conter líquidos para beber.

O mesmo que cálice. Origem etimológica:latim calix, -icis. Ver também resposta à dúvida: plural de pneumotórax.

"Evangelho" perdido diz que Jesus se casou e teve 2 filhos.

Assim podemos dizer que cálice da salvação diz respeito à celebração de ação de graças que acontece seguidamente na vida e pode se relacionar a nossa salvação no gesto de Jesus na última ceia que abençoou o cálice e distribuiu o pão aos seus discípulos.

O Santo Graal é considerado em grande parte dos textos e publicações um artefato de incrível poder capaz de conceder ao seu portador vida eterna, abundância, cura, desejos e juventude ilimitada. A linha mais tradicional, Cristã, prega que o Graal foi o cálice usado por Jesus Cristo durante a Última Ceia.

JHS é uma sigla cristã, que representa as iniciais de Jesus Salvador dos Homens, é um dos símbolos da Igreja Católica. Aparece em relevo nas hóstias que o padre consagra e oferece aos fiéis nas missas. O monograna com as iniciais "JSH", é a representação de Jesus para os cristãos.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 O cálice usado por Jesus na última ceia com seus discípulos e do qual se utilizou José de Arimateia para recolher o sangue que brotava das feridas do Cristo na cruz; gral, Santo Graal. 2 fig Aquilo que é objeto de nossa aspiração, de nossa busca.

Em meio às reinvenções, os cavaleiros do rei Arthur perseguiriam o Santo Graal com o objetivo de curar e instruir o lendário rei Arthur. Entre os cavaleiros estava o puro Galahad, que ao encontrar a relíquia descobre importantes revelações sobre o mundo.

As mais antigas sementes da lenda do Graal estão na Bíblia, embora em nenhum momento o termo seja usado. A taça da Última Ceia, por exemplo, é mencionada nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.

O “Santo Graal das Chaves” custa R$ 2,4 milhões!!!

Segundo o mito medieval, esse cálice sagrado usado por Jesus Cristo na Santa Ceia teria poderes místicos incalculáveis. No século 1 a.C., os celtas acreditavam no poder de um recipiente que podia transformar o gosto do alimento e que dava força a quem comia dele.

No A[ntigo] T[estamento], o cálice é um símbolo de julgamento e retribuição (cf. S[a]l[mos] 75:9; Is[aías] 51:17; J[e]r[emias] 25:15 e segs.).»

Do latim calix (la), calice (la).