Qual o nome do caboclo que fundou a Umbanda?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Zélio

Zélio, o Caboclo das Sete Encruzilhadas: o 'fundador da umbanda' que não é bem aceito por umbandistas atuais.

Dentro da Umbanda, religião afro-brasileira que surgiu no final do século XIX e começo do século XX, a figura do caboclo é a de um espírito sábio e evoluído, que incorpora nos chamados "pais de santo" e se apresenta na forma de um indígena responsável por guiar as pessoas no plano terrestre e fazer caridades.

Orixás e entidades da umbanda
Os orixás encontrados na Umbanda são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum e Oxossi, Oxum, Iansã, Omulú e Nanã.

Zélio, o Caboclo das Sete Encruzilhadas: o 'fundador da umbanda' que não é bem aceito por umbandistas atuais.

arco e flecha

Seu símbolo é o arco e flecha.

babalaô

babalaô”. O líder religioso, tanto no Candomblé como na Umbanda, tem a missão de transmitir oralmente, de geração a geração, suas crenças.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso. Estas guias são feitas de miçangas de porcelana, sintéticas ou cristal.

No culto de Umbanda, Oxossi é o chefe da linha de caboclos.

Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina. Okê, Caboclo!

Quem sustenta o Grau Caboclo é o Orixá Oxóssi, mas os espíritos que trabalham como caboclos podem ser de falanges regidas por qualquer outro Orixá. Como exemplo podemos citar o Caboclo Pena Verde: o nome 'Pena' diz que ele é caboclo e a cor 'Verde' diz que ele é de Oxóssi.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

Para a Igreja Católica, os curandeiros espíritas eram “agentes do demônio”. Ainda que a palavra “umbanda” não apareça na nota acima, sabe-se que não só o kardecismo, mas também na religião umbandista praticam-se curas, através do uso de ervas, passes, rezas dentre outros.

A data atribuída à primeira manifestação desse credo é 15 de novembro de 1908, quando o jovem Zélio Fernandino de Moraes recebeu o Caboclo das Sete Encruzilhadas, em um terreiro na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Os Caboclos são entidades cultuadas na Umbanda que podem se apresentar como índios ou boiadeiros. Os associados aos índios têm sua origem lidada aos nativos brasileiros e seus trabalhos são associados à cura, manipulando e receitando diversos tipos de ervas, banhos e chás.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais.

YORÙBÁ

O yorùbá é um dos mais de 250 idiomas falados na Nigéria e em alguns outros países da África Ocidental. É uma língua tonal, uma vez que não considera apenas o som, mas também o tom de cada palavra para lhe atribuir um sentido específico.

Deixa a Gira Girar fala dos Orixás, entidades como Iansã, Xangô e Iemanjá que também são representados pelas forças da natureza como o vento, o fogo e as águas do mar. Gira é o nome dado movimento circular no terreiro durante os trabalhos espirituais.

QUANDO ESTOU EM EVENTOS SOCIAIS COM OS AMIGOS, DEVO USAR A GUIA? Não para a guia de trabalho (caso de médiuns). Para as guias de proteção poderá ser utilizada como de costume. Não é aconselhável entregar a guia para outra pessoa cuidar enquanto faz alguma atividade.