Qual o nome do bicho que fica na parede do banheiro?

Perguntado por: iornelas7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Psychoda é um género de dípteros da família dos Psychodidae que inclui as espécies conhecidas pelos nomes comuns de mosca-dos-filtros, mosca-de-banheiro ou chamexuga. São pequenas moscas pilosas, frequentemente encontrados em banheiros, uma vez que suas larvas eclodem nos ralos e nos encanamentos do esgoto.

Mas por que esses mosquitinhos gostam tanto do banheiro? A resposta pode não ser tão agradável. Elas são atraídas pelos odores existentes nesses espaços e lá buscam lugares para se alimentar e depositar os ovos. “De uma forma geral, esses insetos são mais comuns em ambientes úmidos.

Os corrodêncios se alimentam do mofo e se reproduzem quando a umidade está em excesso. Por isso, para eliminá-los definitivamente, é preciso fazer o controle da umidade relativa do ar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os níveis ideais de umidade do ar estão entre 50% e 60%.

Ciclo de vida das moscas de ralo
Já o ciclo de vida dos mosquitinhos de banheiro é curto e geralmente não dura mais que quatro semanas, isso contando do ovo até o fim da fase adulta. Após a desova, as larvas eclodem em, no máximo, 48 horas.

Os "vermes" pequenos encontrados no ralo e azulejos do chuveiro provavelmente não são vermes, mas larvas da mosca-de-banheiro. Essas larvas podem ser pretas ou marrons e, em uma inspeção mais minuciosa, pode-se notar que possuem a parte central clara e as bordas mais escuras.

O mosquito costuma aparecer no banheiro porque seus principais alimentos são a gordura, os restos de cabelo e a pele morta que saem do nosso corpo. Então, enquanto você estiver ali, soltando resíduos, esses insetos vão continuar rondando o interior do box”, explica o biólogo André Buriki.

8 dicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha

  1. Frutas cítricas e cravo-da-índia.
  2. Plantas aromáticas.
  3. Limpeza com vinagre.
  4. Cravo-da-índia + vinagre.
  5. Rotina de limpeza contra mosquitinhos.

Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.

Em um balde, adicione 1/3 de água sanitária para uma parte de água. Com os luvas de borracha e uma esponja, esfregue bem a solução na parede em que se encontra o mofo. Feito isso, limpe tudo com um pano úmido e, caso necessário, repita o processo.

É muito comum as pessoas encontrarem um grupinho de pequenos ovos nas paredes, portas, janelas e até na roupa em casa. Mas o que são e como chegam lá? Esses ovos são de insetos, mais precisamente, percevejos da família Pentatomidae. Pequenos insetos que se alimentam de plantas, em sua maioria, emergem desses ovos.

O cheiro forte de folhas como o louro, ou então do cravo da índia servem muito bem como um repelente natural para esses insetos. Você pode fazer uma solução de água usando esses ingredientes e borrifar pelo armário, isso afastará os insetos pelo aroma forte e característico desses temperos.

Pois é, essas larvas (que mais parecem umas minhoquinhas pretas), é o famoso Mosquito de Banheiro. E nesse artigo vamos ensinar como acabar com eles. Esse mosquito também é conhecido por Mosca dos filtros, mosca de banheiro, mosquito de banheiro ou mosquitinho de banheiro, ou ainda tabelinha.

As larvas gostam de climas úmidos. Seque bem suas latas de lixo e as superfícies domésticas. A carne, as frutas e os vegetais são particularmente atraentes para as larvas de mosca. Esvazie a lixeira com frequência, especialmente se jogar esses itens fora várias vezes.

Dicas de como espantar as moscas para longe de casa

  1. Uma das ideias mais usadas no mundo inteiro é pendurar sacos plásticos transparentes com água ao redor da casa. ...
  2. A citronela é um ótimo repelente de insetos. ...
  3. Outra alternativa natural é usar cravos espetados em limão e espalhar pela casa.

Vinagre, água fervendo e água sanitária são métodos tradicionais para eliminar as moscas-de-banheiro, mas há quem diga que não são tão eficientes. O bicarbonato de sódio e o vinagre, quando despejados no ralo, podem matar as moscas. No mínimo, a solução limpará o ralo.