Qual o nome do bichinho que dá no arroz?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Ou então no arroz, no feijão, na farinha, no achocolatado... Esses bichinhos são chamados de carunchos, uma praga urbana bastante comum nos alimentos. Além dele, é possível encontrar traças, pelos de roedores, baratas e moscas em muitos alimentos industrializados.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

As espécies mais conhecidas desse besouro, também conhecido como gorgulho, são o caruncho do arroz (Sitophilus oryzae), caruncho do milho (Sitophilus zeamais), caruncho do feijão (Acanthoscelides obtectus).

Carunchos são pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinhas, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

De acordo com especialistas, a maioria das larvas provenientes de insetos é comestível, portanto, esses animais geralmente não provocam nenhuma doença.

- Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético! Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de possíveis insetos e sujeiras. -Limpe os potes e a despensa com vinagre branco, água quente e detergente!

Os inseticidas mais indicados para o controle dessas duas espécies de caruncho são pirimiphos-methyl e fenitrothion. Alguns países utilizam pós derivados de plantas ou seus extratos para o combate a estes insetos.

A solução imediata para se livrar de uma infestação de carunchos nos armários é a limpeza do ambiente. Retire tudo que estiver contaminado com os besourinhos e limpe os armários, dando uma atenção especiais para os cantos (pode conter alguns ovos que se tornarão larvas em pouquíssimo tempo).

Utilize água fervente no local
A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Quem lava o arroz antes de cozinhá-lo diz que esse processo retira as impurezas e o “pó branco” que se acumulam no alimento. Mas a verdade é que o hábito não é necessário, e até não recomendado por alguns especialistas.

Não coloque o arroz na porta da geladeira e do congelador. Esta sempre é a parte que mais passa por variações em temperatura. Não guarde o arroz no gavetão do congelador. Ele retém parte da umidade e pode estragar os grãos em pouco tempo.

Macarrão, grãos, farelos, rações, farinhas e arroz estão entre os pratos preferidos dos carunchos, mas eles consomem de tudo. A única coisa que não comem é a madeira das prateleiras. Isso, inclusive, ajuda a diferenciar uma infestação de gorgulhos de uma infestação de cupins, por exemplo.

O Zabrotes subfasciatus é conhecido como caruncho-do-feijoeiro e atinge plantações de feijão dos gêneros Phaseolus e Vigna. A sua reprodução ocorre por meio do depósito de ovos junto ao grão, em que as fêmeas produzem uma secreção que fixa os ovos às sementes para que a larva penetre no grão ao se desenvolver.

Significado de Caruncho
substantivo masculino Inseto cujas larvas corroem a madeira, reduzindo-a a pó. [Brasil] Fig. Velhice. [Brasil] Raça de suínos.

Mas qual a melhor forma de armazenar o grão em casa? O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

A temperaturas abaixo de 17º C, o ciclo de vida é improvável. No caso do gorgulho do tabaco (Lasioderma serricorne), uma só fêmea pode pôr numa única postura, de 20 a 100 ovos. Os ovos, em condições ótimas, eclodem em cerca de 7 dias e as larvas atingem a sua maturidade em 6-10 semanas.

Alguns alimentos NÃO devem ser levados ao freezer, como cream cheese, molhos de saladas, massa crua, ovos cozidos, café, maionese, arroz cru, cereais, maçã, melão, alface e batata.