Qual o nome do autor do barroco que muito contribuiu na construção?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

As mais conhecidas e feitas no período mais árduo de sua vida, após a descoberta da enigmática doença, estão em Ouro Preto – a Igreja de São Francisco de Assis – e em Congonhas – os profetas e a Paixão de Cristo.

Aleijadinho, chamado Antônio Francisco Lisboa, foi um entalhador, escultor e arquiteto que viveu em Vila Rica durante o período da mineração, no século XVIII. Ficou notabilizado pela sua arte sacra e foi um dos grandes mestres na escultura do período.

Gian Lorenzo Bernini

Gian Lorenzo Bernini
Esse, com certeza, é o nome mais importante para a escultura barroca. Foi ele quem desenvolveu o estilo de escultura que se popularizou na Itália do século XVII.

Gian Lorenzo Bernini foi considerado o mais brilhante escultor barroco e um dos mais importantes e inovadores arquitetos que atuaram durante o movimento.

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho foi um importante escultor e arquiteto que viveu no Brasil durante o século XVIII. Foi o autor de inúmeras esculturas, sobretudo sacras, em Minas Gerais, na época o centro da mineração no Brasil.

o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos

Estátuas da Via Sacra e 12 Profetas, no Santuário de Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas. A cidade de Congonhas, a 82 quilômetros de Belo Horizonte, guarda um verdadeiro tesouro! Afinal, é o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos que abriga aquelas que são consideradas as mais importantes obras de Aleijadinho.

Mas em 1777, ele foi diagnosticado com uma doença grave que deformou seu corpo e seus membros, principalmente as mãos. Perdeu também os dedos do pé e para se locomover era preciso andar de joelhos. Por isso, Antônio Lisboa passou a ser conhecido como Aleijadinho. Apesar da doença, o artista continuou a trabalhar.

Hoje, Antônio Lisboa é mais conhecido como Aleijadinho. Esse apelido veio de uma grave doença que o deixou deformado. Mas não se sabe ao certo qual era a enfermidade. Com mais ou menos 40 anos de idade, lá por 1777, o artista perdeu os movimentos das mãos e dos pés.

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

Arte barroca brasileira: características
Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.

Profeta Isaías. Entre os anos de 1800 e 1805, sexagenário e bastante enfermo, o artista mineiro Aleijadinho (1730-1814), realiza o conjunto de esculturas monumentais que marcaria definitivamente sua obra. Seu último projeto de vulto, os 12 profetas em pedra-sabão...

século XVIII

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.