Qual o nome de uma fruta parecida com graviola?

Perguntado por: egois . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Parente da graviola, atemoia costuma ser confundida com a fruta-do-conde. Por ter uma casca rígida e levemente escamosa, herdada do cruzamento das espécies, a atemoia é frequentemente confundida com a fruta-pinha, conhecida popularmente como fruta-do-conde.

Resumo: Foram avaliados, na colecao de fruteiras da Embrapa Amazonia Ocidental, cinco tipos de graviola (Morada, FAO II, Blanca, Lisa e B), com o objetivo de se verificar o desenvolvimento vegetativo, producao e caracteristicas do fruto.

A graviola é mais alongada do que a atemoia, mais ácida e tem sementes aderidas à polpa. Já a cherimoia, é parecida por dentro, mas é menos doce e tem casca mais lisa. Importante: a atemoia tem quase o dobro de açúcar das suas parentes, lembra o nutrólogo Luiz Roberto Queroz.

O suco da falsa-gravioleira tem aspecto viscoso e deve ser consumido logo após ser processado, pois seu aspecto torna-se rapidamente gelatinoso, além de exalar cheiro forte. Diferentemente, o suco da graviola é considerado um dos melhores do mundo.

a polpa da graviola é branquinha e da falsa graviola é amarelinha olha só. é a casca realmente é bem parecida quando a graviola olha aqui é uma casca. fininha e vocês podem observar a semente da falsa graviola é uma semente clara e é uma semente pequena sinhá.

O araticum-do-cerrado (Annona crassiflora), da família Annonaceae, é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, popularmente chamada de marolo, cabeça-de-negro ou bruto. Outros frutos que pertencem à família Annonaceae têm forma parecida com o araticum-do-cerrado, como a ata, também conhecida como pinha ou fruta-do-conde.

A pindaíba é fruta de aparência rústica, muito bonita e especial: à medida que vai amadurecendo, sua coloração verde adquire matizes de vermelho, até ficar completamente tomada por uma cor de sangue, violácea.

Atemoia: O resultado do cruzamento entre a fruta-do-conde e a cherimoia deu um casamento perfeito, originando a atemoia.

O que é Araticum-de-comer:
Nome popular de uma fruta, o mesmo que graviola.

A Gravioleira ou Graviola (Annona muricata L.) é uma árvore de pequeno porte, com altura de 4 a 8 metros, de copa pequena, poucos ramos e folhagem compacta. Suas folhas são alternadas e suas flores são amareladas, em duas séries de três.

A graviola só deve ser consumida por gestantes e mulheres que estejam amamentando com autorização de um médico, pois não existem estudos que confirmam a segurança do consumo da fruta nessas situações. Essa fruta não é indicada para pessoas com doença de Parkinson e pressão baixa.

O peso médio de uma atemoia é cerca de 450 g, e devido ao seu elevado teor de carboidratos, ela deve ser consumida com cautela em casos de diabetes.

Rica em fibras, atemoia ajuda a manter o funcionamento do intestino regulado; Boa fonte de energia por ser rica em carboidratos; Ajuda a reduzir a pressão arterial pela alta concentração de potássio em sua polpa.

Saiba que, da maneira correta, se pode comer a casca da atemoia e até mesmo as sementes. A casca vira ingrediente para geleias e compotas, enquanto as sementes, que são ricas em ácidos graxos, podem ser usadas em iogurtes, saladas de fruta e até trituradas para acompanhar o arroz e feijão.

Durian, para quem vê de longe, lembra uma jaca. De cor verde e casca espinhosa, essa fruta exótica é muito consumida na Ásia. Descrito como suculento e saboroso, o durian pertence ao mesmo grupo do hibisco e do quiabo – a família Malvaceae.

Pessoas que possuem diabetes podem fazer o consumo da graviola devido a sua fonte rica em fibras, que ajudam o corpo a absorver de forma mais lenta o açúcar. Em relação ao chá da graviola, este é feito a partir de suas folhas e é considerado muito bom para a saúde, como todos os chás.

Ele costuma ser utilizado para auxiliar no tratamento de doenças digestivas como prisão de ventre, diarréias, úlceras e gastrite, pois a graviola possui efeito anti-inflamatório que ajuda a diminuir a dor causada por essas doenças.